Durante a gestação, o inchaço é uma das principais queixas entre as mulheres. Ele decorre da diminuição do fluxo sanguíneo nas veias, o que diminui também a velocidade do sistema linfático, fazendo com que líquido se acumule nos vasos, e também fora deles, causando o inchaço ou "edema".
As varizes são dilatações das veias superficiais dos membros inferiores, que ocorrem por um mecanismo de aumento da pressão em seu interior. Na gestação, elas surgem devido à pressão do útero sobre a veia cava, aumento de peso, alteração gravitacional, alterações hormonais entre outros fatores.
O edema (inchaço ) discreto é uma condição normal da gestação causada pelos fluidos e sangue adicionais e ocorre nas mãos , face , tornozelos e pés. Esta retenção extra de líquidos é necessária para “amolecer” o corpo, preparando-o para uma expansão necessária à medida que o bebê se desenvolve.
· As veias saltadas podem aparecer em pessoas mais magras e que costumam ter os vasos mais aparentes por causa da pouca quantidade de gordura que têm abaixo da pele. Isso tende a se intensificar com o avanço da idade.
O tom esverdeado das veias se deve à mistura de cores refletida pelo sangue e pela pele. CiênciaPor que ficamos de ressaca? Quando a luz incide sobre o sangue, todas as cores do espectro luminoso são absorvidas por esse líquido, exceto o vermelho, o que faz com que ele tenha essa tonalidade a olho nu.
Veias saltadas – As veias saltadas, por exemplo, podem parecer preocupantes, mas, de acordo com a especialista, são completamente normais durante o exercício, pois, quando praticamos qualquer tipo de atividade física, há um aumento da vascularização e do fluxo sanguíneo na região que está sendo exercitada para nutri-la ...
Este movimento ou pulsação, que você sente quando coloca seu dedo, é quando o sangue está sendo empurrado por um batimento do coração e que ocasiona uma determinada pressão dentro do vaso. Em geral as artérias são bem mais profundas, por isso somente em alguns locais é que elas podem ser palpadas.
De acordo com ela, dois tratamentos costumam dar bons resultados: a escleroterapia e o endolaser. “Na primeira situação, é aplicada uma espuma com um produto um pouco mais forte para tirar as veias da mão.
Uma raiz indicada para o tratamento das varizes é o ginkgo biloba, que ajuda no alívio da dor e proporciona maior resistência à circulação local. Plantas como hamamélis e aloe vera, além de possuírem uma ação antioxidante, também agem no combate ao bloqueio das veias.
Preenchimento e bioestimulação de colágeno nas mãos Injeção de substância que induz a formação de colágeno local, melhorando a qualidade da pele, diminuindo a flacidez e dando um aspecto mais jovem. Ele pode ou não ter efeito de preenchimento, para amenizar veias.
Apesar de ser comum sentir-se inchada na gravidez, algumas vezes, esse deve ser um sinal de alerta. Isso porque, enquanto algumas mulheres sofrem com o problema por terem mais tendência, para outras, a mudança indica algo mais sério. Normalmente, o inchaço surge nos pés, tornozelos, mãos e dedos.
Igor reforça que é algo temporário e, geralmente, volta ao normal entre duas e quatro semanas após o parto. Então se você já percebeu essa e outras mudanças da gravidez no seu corpo, pode ficar tranquila.
Pálpebras inchadas, nariz largo, bochechas saltadas, entre outras alterações características das últimas semanas de gestação podem ser camuflados. Se você já reduziu o consumo de sal, fez drenagem linfática e ainda assim o inchaço do rosto continua incomodando, a melhor saída é apelar para a maquiagem.
Alimentos diuréticos ajudam a controlar o inchaço na gestação
Como prevenir o inchaço no rosto? Uma dieta balanceada e com pouco sódio ameniza o inchaço, tanto no rosto quanto nos membros inferiores. O sal ajuda na retenção de líquido e aumenta o volume da face, deixando-a ainda mais arredondada.
O que fazer para prevenir inchaços
Fazer um banho de contraste com água quente e fria, mergulhar os pés numa bacia com água quente e depois na água fria, e repetir esse processo por cerca de 5 vezes, também é uma excelente estratégia para eliminar o inchaço dos pés mais rápido.
Em quanto tempo, em média, o corpo da mulher volta ao normal depois do parto? Por quê? “Durante a gravidez, a mulher sofre uma avalanche hormonal que se restabelece geralmente após seis meses, que é o tempo médio para a volta ao corpo original”, disse a dermatologista Meire Gonzaga, do Femme Laboratório da Mulher.
Inchaço pós-parto acontece quando o peso da água da gravidez se acumula no corpo e permanece após a gravidez ter terminado. O inchaço geralmente afeta as pernas, pés, tornozelos e rosto. Algumas pesquisas sugerem que uma mulher pode reter mais de 3kg de fluido em todo o corpo.
Trombose venosa O fato de ficar muitas horas deitada, ou em trabalho de parto, e devido a presença de pequenos êmbolos de sangue ou gases, pode haver a formação de trombos que impedem a passagem correta de sangue através dos vasos sanguíneos da perna.
Mostrar especialistas Como funciona? Em torno de dois meses após o parto (normal ou cesário) o útero volta ao seu tamanho normal dentro da pelve, independente do uso de cintas ou faixas. Porém muitas modificações do corpo da mulher podem demorar mais tempo para regredir ou mesmo mudanças definitivas podem ocorrer.