Na era Clássica eles eram politeístas, tinham deuses e deusas, construiam templos e dedicavam canções aos deuses. A cidade, segundo a mitologia, é uma homenagem a deusa grega da justiça e das guerras, Atena, e algumas fontes dizem que a cidade foi fundada por ela.
A religião na Grécia é dominada pela Igreja Ortodoxa Grega, que está entre as maiores igrejas autocéfalas da Igreja Ortodoxa.
A religião grega era politeísta, acreditava em muitos deuses, e colocava estes deuses em um panteão, onde ocupavam uma "ordem", de modo que existia toda uma hierarquia de criaturas divinas, semi-divinas e de natureza não-humana.
Maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força, vingança e outras características estavam presentes nos deuses, segundo os gregos antigos. De acordo com este povo, as divindades habitavam o topo do Monte Olimpo, de onde decidiam a vida dos mortais.
Na Grécia, no entanto, ainda existem algumas milhares de pessoas que acreditam no poder divino dos deuses. O chamadoDodecateísmo(que significa "adoração aos 12 deuses") é tanto um estilo de vida quanto uma religião.
Politeístas são as religiões e crenças popularmente praticadas em todo o mundo atual, ou seja, no Hinduísmo, Budismo Mahayana, Confucionismo, Taoísmo, Xintoísmo e nas religiões tribais africanas e americanas.
Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses, assim como a maioria dos povos da Antiguidade. Mas, ao contrário dos outros povos, tinham uma grande intimidade com seus deuses, pois acreditavam que eles estavam a serviço das pessoas.
Politeísmo (do grego: polis, muitos, Théos, deus: muitos deuses) consiste na crença e subsequente adoração a mais do que uma divindade de gênero masculino, feminino ou indefinido, sendo que cada uma é considerada uma entidade individual e independente com uma personalidade e vontade próprias, governando sobre diversas ...
Politeísmo é um sistema religioso que consiste na crença em diferentes divindades. Nas sociedades politeístas são admitidas as existências de múltiplos deuses, normalmente cada um dedicado a uma característica particular da natureza, como: deus do trovão, deus do sol, deusa da chuva, deusa da terra e etc.
po·li·te·ís·ta ta. 2. Que ou quem crê na existência de vários deuses.
Os monoteístas seguem apenas uma religião e creem em uma única divindade. Ao contrário do Politeísmo, que acredita em vários deuses, o Monoteísmo defende a existência de um só deus criador de todo o universo.
Politeísta: crença em vários deuses. Monoteísta: crença em um único deus. Dualista: crenças em duas entidades divinas, conhecida por maniqueísmo. Normalmente um lado representa o bem e o outro o mal.
No panteísmo há um unico Deus, que representa tudo a sua volta, esta em todos. No Politeismo ja se tem uma crença em varios deuses, cada qual com sua determinada função, deus da fertilidade, deus da colheita, deus dos oceanos etc...
Panteístas: as mais primitivas manifestações religiosas, não possuem livros sagrados, divinizam elementos naturais como o vento, a água, o fogo, os animais, dentre outros.
O panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente, ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos. Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador.
Em geral, a imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo.
Exemplos de religiões monoteístas incluem o cristianismo, a fé bahá'í, o islamismo, o judaísmo e o zoroastrismo.
O Oriente Médio é marcado pela existência das três maiores religiões monoteístas: o Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo.
As Cinco Maiores Religiões
Confira na lista que a SUPER preparou com as principais religiões do mundo: