Substâncias coleréticas são responsáveis por estimular o fígado na produção da bile. A bile aumenta a solubilidade do colesterol e da gordura, facilitando sua digestão pelo organismo. A ação colagoga estimula a contração da vesícula biliar, para promover o fluxo da bile para o intestino.
A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. É composta por diversas substâncias, sendo as principais: água, sais biliares, colesterol e bilirrubina. Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas.
O tratamento vai depender do que causou a obstrução do duto, podendo ser necessária a retirada de cálculos biliares, administração de antibióticos nos casos de infecções, remoção da vesícula, entre outros procedimentos.
A vesícula biliar é um órgão pequeno em forma de pera, localizado por baixo do fígado que armazena a bile. Quando o organismo precisa de bile a vesícula biliar se contrai, excretando a bile pelos dutos biliares até o interior do intestino delgado.
As vias biliares são o conjunto de ductos encarregados de transportar a bile até à vesícula, onde a secreção se armazena e, posteriormente, segue até ao intestino delgado, onde exerce a sua ação digestiva.
Vias biliares, trato biliar ou árvore biliar, é o termo médico para referir-se ao sistema responsável por produzir, armazenar e secretar bile. É composto pelos ductos hepáticos, ducto cístico, ducto biliar comum e a vesícula biliar.
As principais complicações relacionadas a CPRE são dor e distensão abdominal, pancreatite, sangramento digestivo e perfuração duodenal. Pancreatite aguda é a complicação mais frequente ocorrendo em 1% a 7% dos casos.
O que é um exame de CPRE (colangiopancreatografia retrógrada endoscópica)? A CPRE é um procedimento que pode ser feito para examinar o fígado, vesícula biliar, vias biliares e o pâncreas.
O exame custa muito caro, em torno de R$ 7 mil”, afirmou ao salientar que o custo elevado do procedimento seria o motivo para o impasse em aumentar a oferta dos exames./span>
Introduzida em 1974, a colangiografia pancreática endoscópica retrógrada (CPRE) com papilotomia (ES) tornou-se o procedimento de escolha no tratamento de cálculos na via biliar comum. Vários estudos então, tem alertado para os possíveis efeitos a longo prazo da papilotomia endoscópica./span>
Como é feito o exame Hidro-RM (Colangiorressonância)? A única exigência é que o paciente permaneça imóvel durante exame, que dura, em média, de 20 a 60 minutos.