Gestão do Trabalho da Universidade do Vale do Itajaí. Organização Mundial da Saúde (OMS) conceitua a Educação Continuada como um processo que inclui as experiências posteriores ao adestramento inicial, que ajudam o pessoal a aprender competências importantes para o seu trabalho.
A educação continuada visa à melhoria e a qualidade na assistência de enfermagem para o cliente sendo para os profissionais da saúde uma alternativa de aprendizado. Através da educação na área enfermagem envolve varias atividades sendo as principais o ato de cuidar, organizar, gerenciar e educar.
É notável a importância da educação continuada entre os profissionais de saúde, impedindo a estagnação profissional e pessoal desses elementos, gerando um processo influente no desenvolvimento crítico e na percepção de que a busca de ensino é instrumento para aprendizagem.
A Educação Permanente gera a oportunidade de aprendizagem no trabalho, no qual o aprender e o ensinar são fundamentados nas atividades do quotidiano, possibilitando o crescimento profissional através da reflexão das práticas em serviço.
A educação continuada tem como finalidade assegurar a boa qualidade da assistência a ser prestada ao paciente, através de ações qualificadas e sistematizadas, fazendo dessa maneira, que o pessoal se sinta valorizado e motivado, capaz de apresentar um bom desempenho através de suas qualidades profissionais (TORRES e ...
O que o Enfermeiro de Educação Continuada faz? Planeja e acompanha reciclagens da equipe de enfermagem, em grupos ou individualmente, sempre que mostrarem dificuldades técnicas por qualquer colaborador da enfermagem ou por novas regras, normas ou procedimentos.
Segundo o Ministério da Saúde (2009) a formação de um processo de educação continuada ocorre a partir de novas tendências, ou novos processos de um desenvolvimento, deliberando atividades e induzindo uma produção de um referencial teórico dentro de uma sala de aula, onde esta entra como parte fundamental na aquisição ...
A segurança do paciente abrange as ações voltadas à redução do risco de dano no cuidado com a saúde. O objetivo é diminuir as ameaças a um mínimo aceitável, especialmente no que se refere à infecção e à ocorrência de eventos adversos, assim como oportunizar a segurança das cirurgias, entre outros.
O Plano de Segurança do Paciente (PSP) constitui-se em “documento que aponta situações de risco e descreve as estratégias e ações definidas pelo serviço de saúde para a gestão de risco visando à prevenção e a mitigação dos incidentes, desde a admissão até a transferência, a alta ou o óbito do paciente no serviço de ...
Conheça os 6 Protocolos Básicos:
O objetivo dessas metas é promover melhorias específicas na segurança do paciente por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência a saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas.
As metas são os objetivos de forma quantificada. Quando nos referimos a uma meta, consideramos tarefas específicas, que devem ser cumpridas em determinado período, como uma etapa necessária para alcançar os objetivos determinados.
Meta. Já a meta é o objetivo de forma quantificada. Quando utilizamos este termo, estamos falando de tarefas específicas, que precisam ser realizadas de forma regular, para alcançar os objetivos determinados.
Definindo um plano de ação