Weber define a burocracia como a estruturação formal da organização, permitindo, dessa forma, organizar as atividades humanas para a realização de objetivos comuns no longo prazo. Essa definição de Weber foi fundamental para outros estudiosos fora da área da administração interpretassem melhor as organizações.
A grande contribuição de Weber está em sua abordagem, quando enfatiza que a Educação é o instrumento necessário para um processo amplo de socialização.
A Teoria da Burocracia surgiu a partir da necessidade de estabelecer ordem e mais rigor dentro das empresas. Por volta de 1947, com o crescimento do capitalismo e a grande preocupação com as práticas que eram adotadas na era da Revolução Industrial, a Teoria da Burocracia se tornou popular.
A burocracia é a organização eficiente por excelência. E para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. A burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito.
Estabeleceu os princípios da boa administração, sendo dele a clássica visão das funções do administrador: organizar, planejar, coordenar, comandar e controlar. A Teoria Burocrática de Max Weber identifica certas características da organização formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência.
De acordo com a sociologia das organizações, a burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.
Os procedimentos burocráticos estruturados e desenvolvidos de forma excessiva causam muitos prejuízos aos negócios. ... Outro efeito negativo do excesso de burocracia é o conjunto de empecilhos impostos no caminho da produtividade. Invariavelmente, quando a produtividade é prejudicada, a empresa também perde dinheiro.
Burocracia Estatal – Limitação ao Desenvolvimento da Atividade Empresarial. ... Em um cenário global extremamente internacionalizado e dinâmico, que exige respostas rápidas e efetivas, não há mais espaço para sistemas massivamente burocráticos, arcaicos e desatualizados.
A segunda oposição, mais comum entre os teóricos e os pensadores políticos, ocorre entre burocracia (poder concentrado ou monopolizado pelos portadores do saber técnico) versus democracia (igualdade de todos os cidadãos para participação na tomada de decisão ou envolvimento com os assuntos públicos).
Excesso de Formalismo e de Papelório – A necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações dentro da burocracia a fim de que possa ser devidamente testemunhado por escrito pode conduzir à tendência ao excesso de formalismo, de documentação e de papelório.
6 dicas para diminuir a burocracia na empresa