História: da Ásia, foi levada à África e depois à Europa. Chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores. Curiosidades: a cebola roxa possui propriedades antioxidantes e vitaminas do complexo B, que contribuem na formação de anticorpos.
Significado de Cebola substantivo feminino Planta hortense de bulbo comestível, da família das liliáceas. Bulbo de algumas plantas (lírio, tulipa etc.). [Figurado] Pop. Relógio de algibeira, antigo, geralmente de prata.
Allium cepa
Amaryllidaceae
A característica marcante que diferencia a raiz tuberosa do tubérculo é a presença de botões vegetativos (ou gemas), popularmente chamados de olhos. - Quanto à cebola e ao alho, esses são bulbos: estruturas subterrâneas formadas por folhas modificadas, chamadas catafilos, e caule.
São exemplos de bulbo a cebola - composta de uma pequena parte mais dura em sua base, que corresponde ao caule (observe a imagem acima), e uma parte maior branca, formada pela sobreposição de estruturas foliares - e o alho - constituído de muitos bulbilhos, cada um com a mesma estrutura básica do bulbo.
A raiz da cebola é um excelente material para visualização da mitose. Interfase, prófase, metáfase, anáfase e telófase, respectivamente.
Podridão basal É doença comum da cebola, tornando-se mais problemática em pós-colheita. A doença é causada por Fusarium oxysporum f. sp. cepae, fungo de solo com grande capacidade de sobrevivência neste ambiente e que pode ser transmitido pela semente.
Combate gripes e resfriados A alicina, substância obtida quando o alimento é triturado, não só atua contra cânceres como também possui propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas, o que contribui para o afastamento de gripes, resfriados e infecções em geral.
É indicada a semeadura desse tipo de cultivar entre abril e maio e seu transplante para os canteiros entre junho e julho. Já as cultivares de dias longos precisam de mais luz e formam bulbo quando a luz do dia dura de 13 a 16 horas.
Na semeadura direta, é realizado em etapa única, distribuindo as sementes no local definitivo. No transplante de mudas, primeiro semeie a cebola em canteiros ou recipientes próprios para produção, como bandejas; em seguida, quando as mudas estiverem com duas a três folhas, leve-as para o local de cultivo.
Ponha os brotos na água até que eles desenvolvam raízes.
Use uma faca, limpa e desinfetada e corte as duas (ou três, se tiver) em pedaços separados. 5 – Plante as cebolas separadamente e cada uma no vaso definitivo até o final. Caso tenha um canteiro e prefira plantar no jardim, também é uma excelente opção.
Para plantar cebola no vaso é indicado que eles tenham 15 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade. Não é muito fácil encontrar vasos com essa metragem, por isso uma das opções é utilizar uma banheira de plástico para fazer o plantio.
lua minguante