A pneumonia é um tipo de inflamação que afeta os pulmões e que, geralmente, está relacionada a uma infecção. De modo geral, a pneumonia começa com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, fazendo com que a imunidade do paciente diminua consideravelmente.
A seguir, discutiremos os seguintes fatores de risco nas pneumonias adquiridas na comunidade (PAC): envelhecimento, tabagismo/DPOC, insuficiência cardíaca, colonização da orofaringe, micro e macroaspiração, alcoolismo/cirrose hepática, deficiência nutricional, imunossupressão e fatores ambientais.
A pneumonia, uma inflamação aguda nos pulmões, muitas vezes, é causada por vírus ou bactéria. A doença pode levar à morte se não tratada a tempo, principalmente em crianças ou idosos.
É uma doença grave que pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais perigosa em crianças pequenas, pessoas com idade acima de 65 anos, e naqueles com problemas médicos tais como doenças cardíacas, diabetes e doenças pulmonares crônicas.
Não existe um limite de quantas pneumonias uma pessoa pode ter. O que se sabe é quem teve pneumonia tem mais chance de ter a segunda do que quem nunca teve.
A pneumonia, por exemplo, não é contagiosa. Mesmo se alguém tossir na sua frente, só é possível ser infectado caso os mecanismos de defesa do corpo falhem, como em casos de câncer, desnutrição, doença pulmonar prévia ou de outro órgão, alteração do sono, e até estresse.
em geral é recomendado afastamento de atividades por 7 dias para todos os pacientes diagnosticados com pneumonia.