As estratégias pedagógicas correspondem aos diversos procedimentos planejados e implementados por educadores com a finalidade de atingir seus objetivos de ensino. Elas envolvem métodos, técnicas e práticas explorados como meios para acessar, produzir e expressar o conhecimento.
Uma estratégia é um plano de ação projetado para atingir um objetivo específico. Estratégia é tudo sobre ganhar ou pelo menos tentar ganhar, uma posição de vantagem sobre adversários ou concorrentes.
Metodologia é o conjunto de métodos e técnicas aplicadas para um determinado fim. ... A Metodologia do Plano de aula, também chamada de Estratégia, a nível de praticidade, deve conter três momentos básicos: 1.
Por isso, separamos algumas metodologias que podem tornar o aprendizado mais divertido.
Segundo o Porvir, em especial detalhado sobre o tema, o termo Personalização do Ensino ou Ensino Personalizado se refere a uma série de estratégias empreendidas por espaços e agentes educativos para promover o desenvolvimento integral dos estudantes de maneira individualizada, respeitando os interesses, dificuldades e ...
A aprendizagem personalizada é a adaptação da pedagogia, dos planos de estudo/curriculares e dos ambientes de aprendizagem para atender às necessidades e aspirações individuais dos alunos, muitas vezes através do uso extensivo de tecnologia no processo.
Através de fundamentação teórica, foi possível demonstrar que o ensino hibrido e metodologias ativas podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos são envolvidos diretamente nos estudos e podem administrar melhor o tempo de estudo.
Dessa forma, as metodologias ativas ajudam a desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas. ... Além disso, elas também fortalecem a autonomia, a confiança, a criatividade e os estudantes aprendem a trabalhar com colaboração, empatia e responsabilidade.
O Ensino Híbrido pode ser considerado contemporâneo. Caracteriza-se por mesclar atividades off-line com atividades que requerem a participação do outro com suas experiências e o professor como mediador do processo. O uso das tecnologias requer competências que grande parte dos educandos já domina.
As metodologias ativas ajudam a desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas. Além disso, esses métodos também fortalecem a autonomia, confiança e criatividade. Os estudantes podem pensar fora da caixa e ainda aprender a trabalhar com colaboração, empatia e responsabilidade.
Fóruns de discussão, chats e tarefas em grupo são os métodos mais conhecidos na EAD. Mas não para por aí. Outras estratégias pedagógicas como o video based learning (VBL) e gamificação também ganharam espaço. A verdade é que, atualmente, não faltam tecnologias educacionais para usar as metodologias ativas na EAD.
Metodologias ativas são processos de aprendizagem em que os alunos participam ativamente da construção do conhecimento. São exemplos de metodologias ativas: PBL, Ensino Híbrido, Gamificação, entre outras mais.
Gera uma aprendizagem mais significativa A inserção da tecnologia na prática pedagógica possibilita, inclusive, a implementação de metodologias ativas de ensino, as quais colocam o aluno como protagonista e estimulam a autonomia em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem.
Equidade. Capacidade de tornar o processo educativo mais impessoal. Melhoria na gestão....Explicação:
A principal vantagem de utilizar uma metodologia ativa de ensino em sala de aula é estimular o desenvolvimento de cada aluno como pessoa, cidadão e profissional. Para isso, o professor oferece maior liberdade e autonomia para que o estudante desenvolva suas habilidades e percepções sobre o mundo ao seu redor.
As Metodologias ativas, ao se apresentarem como estratégias de potencializar as ações de ensino e aprendizagem por meio do envolvimento dos estudantes como atores do processo e não apenas como espectadores, têm se configurado como formas de convergência de diferentes modelos de aprendizagem, incluindo, dessa forma, as ...
Tecnologia digital é um conjunto de tecnologias que permite, principalmente, a transformação de qualquer linguagem ou dado em números, isto é, em zeros e uns (0 e 1). ... A tecnologia digital é contraposta à tecnologia analógica, que dependia de meios materiais diferentes para existir.
Metodologias ativas de aprendizagem: três exemplos práticos para começar a implementar
Conforme Moran (2015), as metodologias ativas são técnicas ou estratégias que priorizam o envolvimento maior do aluno, rompendo com o paradigma do professor que ensina e o aluno que aprende em aulas expositivas (modelo tradicional).
Para Bastos (2006), as metodologias ativas são processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema. É o processo de ensino em que a aprendizagem depende também do aluno, que sai da posição de mero receptor.
Qual das definições melhor se enquadra no conceito de metodologias ativas? Escolha uma: a. São caminhos para avançar mais no conhecimento profundo, nas competências sócio-emocionais e em novas práticas.
De modo geral, a aprendizagem ativa é uma metodologia de ensino que tem o objetivo de colocar o aluno como o principal foco de todo o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o indivíduo consegue se envolver de forma ativa na aquisição de conhecimento.