Lactogênese: Se refere à síntese de leite pelas células alveolares e sua secreção no lúmen do alvéolo. Sabe-se que a mama lactante é constituída por uma camada única de células cuboidais alveolares produtoras de leite, formando o alvéolo.
Lactogênese fase III (ou lactopoiese) – manutenção da produção láctea. A mama, durante a gravidez, é preparada para a amamentação (lactogênese fase I) sob a ação de diferentes hormônios, sobretudo do estrogênio e do progestogênio.
As glândulas mamárias são glândulas exócrinas cuja função primordial é a produção de leite para nutrir o recém-nascido.
No período puerperal, a ocitocina tem como ação principal atuar nas glândulas mamárias. Mas não somente. Ela também atua no útero em tal período, que, por ação da ocitocina, sofre uma involução para retornar ao seu tamanho normal. Após o parto, é comum e fundamental que a mulher amamente o bebê.
MITO. As pílulas combinadas, que têm estrogênio e progestagênio, não devem ser tomadas durante a amamentação. O estrogênio prejudica a produção do leite. Nesse período as pílulas somente de progestagênio são as mais indicadas.
Conforme o parto se aproxima, o colo do útero começa a se preparar, dilatando e amolecendo. Quem desencadeia o trabalho de parto é o bebê, quando fica maduro. Isso acontece entre 37 e 42 semanas. É o cérebro dele que inicia uma cascata de alterações endócrinas que ativam substâncias hormonais e inflamatórias.