Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Fase boa para plantar tomate, jiló, quiabo, berinjela, pepino, abóbora, milho, arroz, e feijão e outras.
Sudeste
A média de produção é de 15 toneladas por hectare, mas em muitas fazendas este número já alcança as 20 toneladas, fazendo do Cerrado a área com maior produtividade de alho do mundo.
Na semeadura direta, é realizado em etapa única, distribuindo as sementes no local definitivo. No transplante de mudas, primeiro semeie a cebola em canteiros ou recipientes próprios para produção, como bandejas; em seguida, quando as mudas estiverem com duas a três folhas, leve-as para o local de cultivo.
Para reproduzir a cebola pelo bulbo basta replantar a base de toda cebola que você for usar no refogado – quero dizer, corte fora a parte de baixo de cada bulbo, de onde saem as raízes, e enterre na terra – fértil, aerada e úmida – regando até que comece a brotar.
Você pode colocar cebola de qualquer tamanho no copinho plástico , basta colocar três palitos na mesma . quanto ao tamanho da cebola que vc vai colocar na água , não precisa ser tão grande , basta com um dedo e meio mais ou menos . Você cortando neste tamanho elas brotam mais rápido .
As folhas da cebola são constituídas pela bainha (parte basal) e pelo limbo (parte superior). As bainhas das folhas exteriores (mais velhas) são coriáceas e brilhantes e formam as escamas ou cascas da cebola.
É preciso ter uma terra fértil, aerada e bastante úmida. Regue diariamente a terra até começar a brotar. Depois que você vê que o broto começou a aparecer, é necessário manter a terra úmida e o vaso com luz solar por pelo menos 7 horas por dia.
300 dias
Quando a folhagem verde da planta de cebola ficar caída para o lado e ficar amarela ou marrom, é um bom sinal de que a cebola está pronta para colher. Solte a terra em volta da cebola. Com cuidado, use uma pá para cavar um círculo de 2,5 cm em volta do bulbo. Cave em volta e abaixo do bulbo e separe a raiz da cebola.
Junte as folhas em um punhado. Não corte muito perto do bulbo, senão você irá arruinar as chances da cebolinha voltar a crescer. Você deve deixar cerca de 1,30 cm de folhas no bulbo, acima do solo. Corte de fora do punhado. Uma tesoura afiada funciona melhor, para que a planta não seja triturada.
Na hora de escolher, é o seguinte: a cebola tem que ter a casca brilhante e firme. A casca escura, com pontos pretos, é sinal de fungo. Se estiver murcha, melada ou com brotos, também descarte.
As cebolas roxas têm mais calorias do que as cebolas brancas e são ricas em betacaroteno, um antioxidante que ajuda a manter a pele saudável e também é importante para a saúde dos olhos. As cebolas brancas são menos calóricas e tem sabor mais picante, ardido, além de ter mais cálcio do que a cebola roxa.