A cristalização do mel é um processo natural que ocorre devido a separação da glicose da frutose, formando cristais. ... Dependendo da temperatura e da florada, o mel leva mais ou menos tempo para cristalizar. Mel cristalizado é um bom sinal de qualidade e pureza.
Recomenda-se exclusivamente materiais de origem vegetal, como a maravalha ou serragem de madeira não-tratada, e que não apresente forte odor quando queimada. A fumaça aplicada deve ser fria, livre de fuligem e em quantidade mínima necessária para a retirada dos quadros, direcionando-a paralelamente à melgueira.
Os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro. Mas pode ser colhido mel o ano todo, seguindo alguns fatores são essenciais - como local do apiário próximo a flora, boas práticas de manejo das abelhas, escolha e manutenção das melhores colmeias e rainhas e criação migratória.
A colheita de mel, porém, não é feita nas abelhas e sim nas colmeias ou colmeias artificiais. Para coletar, é preciso ter um frasco de vidro ou ferramenta que destruirá a colmeia. Mas todo o cuidado é pouco, já que as abelhas atacam após a colheita.
Os principais açúcares do mel são: Glicose. Frutose. Sacarose....Entre os vários minerais existentes, fazem parte da composição do mel:
Sua composição garante diversos benefícios para a saúde por ser rico em vitaminas (do complexo B, C, D e E) e em minerais, tais como o potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto e o cobre. O mel contém em média 20% de água e 80% de açúcar (glicose e frutose).
O consumo do mel ajuda a proteger e a recuperar a mucosa gástrica, por meio de sua ação anti-inflamatória e antioxidante. Além disso, contribui para a manutenção das boas bactérias do sistema gastrointestinal. Com isso, pode ser eficaz no tratamento de problemas digestivos e intestinais leves.
O mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento está repleto de benefícios porque conta com uma forte ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger contra doenças.
Pessoas com diabetes devem evitar o mel porque ele contém açúcares simples, que aumentam a glicemia do sangue. Apesar de o mel ter um índice glicêmico menor que o do açúcar, ainda assim ele pode levar a alterações na glicemia e prejudicar o controle da doença.
O mel, além de hidratar, retém a água nos fios, funciona como emoliente natural por seu poder condicionante. Possui propriedades nutritivas, é rico em sais minerais, vitaminas, aminoácidos, entre outros. Agindo como ação antioxidante e protetora dos fios.
Quantidade recomendada de mel O quanto consumir de mel por dia pode variar entre uma colher de chá, cerca de 10 gramas, a uma colher de sopa, aproximadamente 25 gramas. É importante ressaltar que este alimento deve ser inserido em uma dieta saudável.
Preço a vista:R$ 33,70.
Se ele começar a cristalizar, é mel puro mesmo. – teste do fósforo – mergulhe a ponta de um palito de fósforo no mel a ser testado, e depois o risque. Se o fósforo acender, é mel puro. O mel processado não acende por conta da umidade que ele contém.
Também no grupo dos méis de coloração mais clara, o mel das abelhas jataí tem sabor mais ácido e é produzido em todo o Brasil. Seu uso objetiva aumentar a resistência do organismo, além do alívio da tensão e do combate à insônia.
Não existem diferenças significativas nutricionais, o que muda é o sabor e aroma que nos méis escuros apresentam paladar e aroma mais fortes, são ligeiramente mais nutritivos em sais minerais. Os méis claros apresentam paladar suave, aroma delicado ideal para ser consumido a mesa diariamente.