Os textos de linguagem verbal são aqueles que utilizam as palavras para estabelecer comunicação. Eles podem ser tanto orais como escritos.
Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários. Textos narrativos e/ou poéticos que possuem elementos artísticos e tendem a causar emoção. São textos informativos e objetivos. Estética.
É um texto informativo e, portanto, não literário. ... São exemplos de textos não literários: as notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, as receitas culinárias, os manuais, etc.
Ser o personagem principal do texto e do contexto significa ser o protagonista da história. ... Quando esse personagem tem alguém que se opõe a ele (exemplo: vilão), temos então um antagonista. É comum que o protagonista de um texto, especialmente quando se trata de ficção, tenha grandes qualidades.
No mundo corporativo, ser um profissional com protagonismo – ou um profissional protagonista – significa que você assume a responsabilidade pela evolução da sua carreira. Ou seja, você não deixa que seu desenvolvimento profissional dependa apenas da empresa ou do seu chefe.
Ele é o agente principal de seu aprendizado, autônomo, curioso e comprometido com seu desenvolvimento. O aluno protagonista, ainda, é o que extrai conhecimento a partir de suas experiências e vivências. Ele é incentivado, acompanhado e orientado pelo professor na escola a partir de sua forma específica de aprender.
Para ser protagonista da sua própria carreira, seguem cinco dicas:
Aluno Coadjuvante é aquele que faz parte ajudando determinada pessoa em sua função, também pode ser considerado um ator ou atriz que está fazendo um papel secundário fazendo as cenas direta ou indiretamente com os protagonistas.
O protagonista resolve pilotar seu destino, enquanto o empreendedor, faz parte de um novo negócio, mas nem sempre passa a lidera-lo. Apenas faz parte. O protagonista é um empreendedor apaixonado pela nova vida e pelo novo empreendimento.
Invista no desenvolvimento contínuo das atitudes que todo protagonista deve ter: autoconhecimento, criatividade, habilidade de relacionamento e capacidade de aprender; Valorize sua história de vida, seus sucessos e fracassos.
O resultado de ter o aluno como protagonista no processo de aprendizado é positivo e contribui muito para a cooperação na sala de aula. ... Essa forma de aprendizado permite explorar melhor as dificuldades e facilidades de cada aluno, favorecendo a criação de um ambiente mais compreensivo e colaborativo.
Ser estudante é dedicar naquilo que você gosta para que no futuro você possa conseguir fazer seus objetivos. Ser estudante não é só estudar e sim ficar por dentro da atualidade. Ser estudante é ser culto. Ser estudante é realizar novos desafios e enfrentar barreiras.