Colonização é o processo pelo qual os seres humanos ocuparam novos territórios pelo mundo.
Assim, a colonização do Brasil toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, voltada à exploração dos recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu.
adjetivo, substantivo masculino Que ou aquele que coloniza ou promove a colonização: povo colonizador.
Colônias de povoamento são, geralmente, terras utilizadas para moradia e subsistências dos colonizadores. ... Colônias de exploração : as quais a metrópole tem como interesse apenas explorar os recursos naturais da colônia para enriquecer e levar todo lucro a seu país de origem.
2. Povoar ou residir na condição de colono; 3. (Figurado) Ocupar, tomar ou invadir.
Colonos é o plural de colono. O mesmo que: agricultores, cultivadores, cultores, lavradores.
Colonização é o ato de colonizar, ou seja, quando pessoas de um determinado país ou região vão para outra região (desabitada ou com nativos) para habitar ou explorar. No processo de colonização, ocorre a influência ou transferência cultural dos colonizadores para os colonizados e vice-versa.
A história muda conforme a utilização do termo e seus interesses. O colono não era dono da sua terra. Já, o agricultor é dono do seu pedaço. Ela enfatiza que os agricultores são grandes trabalhadores e fazem a diferença na produção local.
O colono tinha sua origem, especialmente, nos camponeses livres sem terra e nos marginalizados das cidades, que se deslocavam para o campo em busca de melhores condições de vida. Em troca de proteção em uma época de ameaças, estes homens recebiam pequenos lotes de terras os quais tornariam produtivos com seu trabalho.
Suas vidas eram comuns eles eram responsáveis pela administração da colonia, entre os colonos tinha os mascates que vendiam de um lugar a outro, para a manutenção da fé cristã tinham os padres, missionários... também tinham os que arrecadavam tributos....
Além disso, com a revolução industrial, os ingleses precisavam ampliar o mercado mas as colonias, sob autonomia inglesa, não eram consumidores da produção do país. ... Os colonos neste período, revoltados com as atitudes da Coroa Inglesa, passaram a defender ideais de liberdade através dos pensadores iluministas.
Quando da criação deste Reino, a Rainha Maria I já era considerada incapaz e o Império Português era governado pelo Príncipe João, futuro Rei João VI, como Príncipe Regente. Como nação independente, o Brasil teve dois monarcas, os imperadores D. Pedro I (1822–1831) e D. Pedro II (1831–1889).
Os anos de 1889 a 1930 são marcados pelas primeiras tentativas de se pensar a Educação. Mas o ensino para além de ler e escrever é para poucos, as camadas populares recebem instrução básica apenas para o trabalho nas fábricas e nos campos.