EQST

Quando Cabe Rplica No Processo Civil?

Quando cabe réplica no processo civil?

A réplica à contestação no novo CPC (Código de Processo Civil) é garantida pela lei Lei nº 13.

O que é réplica no processo?

Réplica é a resposta do autor contraposta à contestação do réu, ou seja, o autor oferece a petição inicial, o juiz cita o réu que toma conhecimento e oferece a contestação contra o autor, o autor oferece contra contestação a defesa via réplica. Réplica é a ciência da resposta com manifestação.

O que falar na réplica?

A réplica é a resposta do autor contraposta à contestação do réu. Nesse caso, o autor vai oferecer a petição inicial, o juiz cita o réu e oferece a contestação contra o autor. O autor oferece contra contestação a defesa por via da réplica que falamos no início.

O que vem depois da réplica?

Após a "réplica", o procedimento comum entrará na fase de julgamento conforme o estado do processo. Depois da petição inicial do autor, da contestação do réu e da réplica do autor, o juiz decidirá o julgamento: ... Se não for o caso de extinção, o juiz analisará se deve julgar o mérito nos termos do art.

O que acontece se o autor não apresentar réplica?

I- A ausência de réplica à contestação não gera efeitos da revelia em relação à autora, não tornando incontroversos os fatos articulados pelo réu em sua defesa, nem tampouco desincumbe o réu de seu ônus com fulcro no art. 373 , II , do CPC .

O que vem depois da impugnação ao cumprimento de sentença?

Sendo a impugnação ao cumprimento da sentença rejeitada, será considerada uma decisão interlocutória, onde cabe o recurso de agravo de instrumento. ... Caso o juiz acolha a impugnação ao cumprimento da sentença, extinguirá a execução, a decisão será final.

Qual o recurso cabível diante da decisão que acolhe integralmente a impugnação ao cumprimento de sentença?

RECURSO ADEQUADO. APELAÇÃO. A DECISÃO QUE ACOLHE A IMPUGNAÇÃO E EXTINGUE A EXECUÇÃO TEM NATUREZA DE SENTENÇA E, A TEOR DO DISPOSTO NO ART. 475-M, § 3º, SEGUNDA PARTE, DO CPC , É RECORRÍVEL VIA APELAÇÃO.

Qual o recurso cabível contra a sentença?

Apelação, prevista nos arts. 1.

Quando o processo não cabe mais recurso?

Decisões de instâncias inferiores baseadas em posições do Supremo Tribunal Federal sobre assuntos com Repercussão Geral reconhecida não podem ter recurso admitido na corte. A exceção é quando o juiz se retrata para seguir a decisão do STF.

Quando o juiz dá a sentença tem como recorrer?

Posso recorrer?

  1. por escrito;
  2. no tribunal que proferiu a sentença;
  3. no prazo de 8 dias a contar da notificação de cópia da sentença (se a notificação for feita a si e ao seu advogado, o prazo conta a partir da data da que tiver sido feita em último lugar).

Qual o prazo para se recorrer de uma sentença judicial?

Prazo para recorrer começa 48 horas após transcrição O prazo para interposição de recurso contra sentença proferida por meio de estenotipia somente tem início após o cumprimento de todas as formalidades impostas para sua existência nos autos.

Qual o prazo para recurso em segunda instância?

30 dias

Como recorrer à segunda instância?

As decisões são tomadas apenas por um Juiz de Direito, chamadas de decisões monocráticas – proferidas por apenas um juiz. Quando o parecer do juiz não for favorável ao interesse da pessoa que entrou com a ação, este poderá entrar com um recurso, e então o processo será analisado pela segunda instância.

Quem são os presos em segunda instância?

A prisão após condenação criminal em segunda instância refere-se à possibilidade, no ordenamento jurídico brasileiro, de o réu condenado à pena privativa de liberdade ser sentenciado a iniciar o cumprimento de sua pena após decisão judicial de segunda instância, ainda que pendentes recursos às instâncias superiores, o ...

Qual a diferença entre primeira e segunda instância?

Na Justiça Estadual, a 1ª instância é o primeiro grau para a pessoa interpor um processo. A 2ª instância, denominado 2º grau de jurisdição é o local em que são julgados os recursos contra as decisões de primeira instância.

Qual é a segunda instância da Justiça Federal?

A segunda instância da Justiça Federal é exercida pelos Tribunais Regionais Federais (TRFs).

Quem pode responder processo em liberdade?

Réu em liberdade não pode ser preso no momento da sentença, diz STJ. Quando um acusado responde a processo em liberdade, a prisão cautelar só pode ser decretada no momento da declaração da sentença quando há fatos novos capazes de comprovar a imprescindibilidade do recolhimento ao cárcere.

Quando o réu pode recorrer em liberdade?

59 do Código Penal), especificamente quanto à ausência de maus antecedentes e à valoração positiva (favorável ao réu) da conduta social e da personalidade. ... Ademais, caso a prisão preventiva seja mantida ou decretada na sentença condenatória, significa que foi negado ao réu o direito de recorrer em liberdade.