A arte pré-histórica é aquela produzida durante os períodos cronológicos da Pré-História, com destaque para os períodos Paleolítico e Neolítico. A arte pré-histórica inclui produções artísticas como as pinturas rupestres e gravuras feitas em pedra, além de esculturas e estatuetas.
Olá, Na pré-história a arte era produzida através de ingredientes naturais preparados pelos primeiros humanos. Os pigmentos usados eram feitos através de carvão, argila; as cores que eram formadas por meio da mistura de minerais - estes por sua vez eram triturados.
As tintas eram feitas de restos de carvão, pigmentos de planta e da terra, que eram misturados ao sangue de animal. Como pincel os homens das cavernas utilizavam ossos e pelos de animais ou mesmo as próprias mãos.
Os pigmentos utilizados são materiais facilmente encontrados na natureza, como argilas, minerais, carvão, ossos carbonizados e vegetais misturados aos aglutinantes para dar viscosidade e fixar o pigmento.
Materiais utilizados Nas pinturas rupestres eram utilizados carvão, argila de várias cores e minerais triturados, materiais encontrados facilmente na natureza.
A maioria dessas pinturas, feitas com restos de carvão, pigmentos de plantas e terra colorida, combinadas ao sangue de animais, representavam animais selvagens, pessoas, geralmente em situação de caça, plantas e símbolos abstratos. Para tanto usavam pinceis feitos com pelos de animais e as próprias mãos.
E as pinturas rupestres para eles era um modo de contar histórias , se expressarem , contarem algum acontecimento que aconteceu naqueles tempos , etc . E é por isso alguns estudiosos atribuem , ou seja , vêem a pintura rupestre como um sentido mágico .
Resposta. por que eles acreditavam que tudo que desenhassem poderia ser dominado , ou seja , num sentido magico , eles poderiam interferir na captura de um animal.
Encontrada geralmente nas paredes das cavernas e em pequenas esculturas, a arte rupestre tem grande importância na busca de informações sobre o cotidiano do homem pré-histórico. ... Pesquisas recentes comprovam que esse tipo de arte se desenvolveu em diferentes periodizações da história do homem.
Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhor autoestima.
Foi através das pinturas rupestres que os arqueólogos (pessoas que estudam coisas antigas, especialmente do período pré-histórico, quando o homem ainda não conhecia a escrita), puderam estudar vários aspectos dos seres humanos dessa época como viviam, o que faziam, do que se alimentavam, e principalmente a localização ...
Resposta. Resposta: Pois a Arte Rupestre faz parte do patrimônio cultural da humanidade e através dela é possível refletir sobre as atividades humanas do passado.
Tem como função essenciais: − Responder as exigências da conservação, limitando e antecipando os riscos de degradação, substituindo-os por condições favoráveis da conservação. − Facilitar o acesso as coleções, a fim de favorecer o estudo e a difusão dos bens culturais.
A partir daí, os linguistas argumentam que a arte das cavernas seja “uma forma de transferência de informações de modalidade cruzada, em que os sinais acústicos são transformados em representações visuais simbólicas”.
A arte rupestre é compreendida como o amplo conjunto de desenhos, pinturas e inscrições realizadas pelo homem pré-histórico. ... Mesmo sendo difícil resolver tal polêmica, não podemos negar que a arte rupestre é uma importante fonte de informações que nos relata sobre o tempo e os costumes de alguns grupos humanos.
As pinturas rupestres foram feitas por homens pré-históricos. Estes habitantes deixaram nas pinturas registradas, suas ações sociais neste registro visual. 2. Fontes escritas Esses registros podem ser cartas, jornais, revistas, relatórios, leis.
As pinturas rupestres são fontes históricas imagéticas.