“Geralmente vísceras se referem a boi, vitela e porco e, miúdos, a aves”, diz a nutricionista Letícia Mazepa, docente de graduação e pós-graduação em nutrição e com atuação em nutrição clínica./span>
O termo miúdos se refere a uma grande variedade de partes dos animais que não são considerados como cortes de primeira. Entram nesta categoria coração, fígado, rins, pulmões, rabo, pés, miolo e língua. ... Os miúdos são uma excelente fonte de proteínas, sendo o fígado e os rins especialmente ricos em valor nutritivo.
O bucho do boi serve como uma boa fonte de proteínas, além de possuir outros nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo como fósforo e potássio em sua composição./span>
O fígado de boi também é rico em selênio, composto B12, e pode reduzir certas condições inflamatórias como a asma e a artrite, além de ajudar o DNA a restaurar as células.
estômago
Sua função é pré-digerir e esterilizar os alimentos, para logo seguirem para o intestino.
Um dos pratos mais apreciados da cozinha regional portuguesa, recebe o nome de tripas, no Porto. No Brasil, é conhecida por dobradinha, bucho ou tripa. É um guisado de estômago de boi, vaca ou vitela, cortado em pedacinhos./span>
Pode ser 1 litro de água e 1 colher de água oxigenada ou 1 litro de água gelada e o suco de 1 limão. A quantidade de água pode variar, o importante é que o bucho fique submerso. Deixe por 1 ou 2 horas, sempre virando e verificando como a peça está./span>
Deixe marinando no limão Após limpar a peça, lave muito bem em água corrente e corte em tiras médias, pois vai facilitar muito pra você na hora do preparo. Em seguida, esprema de 3 a 4 limões sobre as peças de bucho. Você pode também esfregar o limão de peça em peça dos dois lados.
Modo de Preparo
Já em casa, é preciso lavar em água corrente e deixar de molho em água com limão espremido por uns, sei lá, 15 minutos. Depois, é preciso dar uma primeira fervura em água com uma colher de sobremesa de bicarbonato. Descarta-se a água dessa primeira fervura e lava-se de novo o bucho, para retirar a gordura que sobrou./span>
Limpar o bucho e esfregar o limão por dentro e por fora. Deixar de molho em água fria com o suco de 1 limão por 5 h. Picar em tirinhas as tripas e demais vísceras. Temperar com sal, pimenta-do-reino, alho, cebola, cheiro verde, louro e hortelã.
MOCOTÓ COMO COMPRAR? COMO LIMPAR?
Modo de Preparo
Lave bem o pé de porco e corte em pedaços médios. Em uma panela, coloque o pé de porco em água fria e comece a aquecer até que a água comece a ferver. Deixe cozinhando por cinco minutos. Isso é para tirar o mal cheiro da carne./span>
Ferva água o suficiente para escaldar os mocotós e limpe, retire todas as impurezas. Em uma panela de pressão doure a cebola e o alho, acrescente o mocotó limpo, coloque a água, o caldo de costela, o curry e a pimenta. Cozinhe por aproximadamente 2 horas, abra de vez em quando a panela para ver a quantidade de água.
Significado de Mocotó substantivo masculino [Brasil] Patas de animais bovinos ou suínos, desprovidas do casco, usadas como alimento.
O ossobuco não é feito de mocotó. ... O ossobuco é mais alto, na canela, mesmo. Portanto, tem mais carne. É fácil de ver a diferença entre os dois cortes na foto ao lado./span>
O mocotó (no Brasil, palavra originária do quimbundo mukoto, “pata de animal” (Dicionário Houaiss), ou mão-de-vaca (em Portugal), é um prato tradicional baseado em patas cozidas sem casco ou extremidades de bovinos. ... Traduzido mocotó, significa “mão de vaca”, aquele que aproveita tudo.
Significado de Mocorongo substantivo masculino [Regionalismo: Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo] O mesmo que caipira.
Soldado ou recruta inexperiente. 1 Que dá os primeiros passos em uma atividade; inexperiente, novato, principiante: “O ajudante de tropeiro, bisonho nas estradas, contentou-se com os salvados da fogueira” ( TG ) . 2 Pouco adestrado em qualquer arte, ofício ou mister; desajeitado, desastrado, inábil.
Monstrengo, pessoa disforme. [Brasil: Nordeste] Inchação.
É chamado de mocorongo os indivíduos que são de origem ou moram na região do Rio Tapajós e dos nascidos na Cidade de Santarém, no Pará.
Mocorongo é uma palavra típica do vocabulário popular brasileiro, sendo mais comum como um sinônimo de “caipira” ou pessoa que vive na roça. No entanto, este termo pode ter diversos outros significados distintos, dependendo do contexto em que é empregado.
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
Significado de Almofadinha substantivo masculino Janota; rapaz que exagera no apuro para se vestir; aquele que se preocupa muito com a própria aparência.
adjetivo Com modos, trajos ou hábitos de peralta. Acasquilhado, ajanotado. Variação de aperalvilhado. Etimologia (origem da palavra aperaltado).