Hemorragia: é uma complicação de lacerações profundas do parênquima. Pode ocorrer 2 a 36 dias após o evento. Normalmente, é consequência de fístulas arterio-venosas ou pseudoaneurismas.
Os rins são lesionados com mais frequência do que qualquer outro órgão do trato urinário devido a traumatismos externos. A força contundente decorrente de acidentes com veículos a motor, quedas ou lesões provocadas por esportes é a causa mais frequente de lesão do trato urinário.
Um enfarte renal é a morte de uma zona de tecido renal causada pela obstrução da artéria renal, a artéria principal que leva o sangue para o rim. A obstrução da artéria renal é rara e, quando se verifica, habitualmente deve-se a que uma partícula flutuando na corrente sanguínea (êmbolo) se aloja na artéria.
O hematoma retroperitoneal espontâneo é formado pelo extravasamento de sangue no compartimento retroperitoneal sem ocorrência de trauma externo, manobra endourológica ou endovascular. Sua etiologia é múltipla e clinicamente manifesta-se pela tríade de dor abdominal, massa palpável, hipovolemia ou anemia.
É um tipo de exame que emprega ondas de sons de freqüência não audíveis (ultra-sons) cujos reflexos são transformados em imagens. Não emite radiação, não causa danos à saúde e é indolor.
O peritônio é uma membrana fina que envolve os órgãos do abdômen, como o estômago e o intestino, separando-os dos músculos da região.