Ao contrário do que pensavam os antigos gregos, o átomo pode ser dividido em pedacinhos ainda menores. ... O tal caroço, supôs, era o núcleo do átomo. Rutherford propôs então o seu modelo de átomo, no qual os elétrons giram em torno do núcleo, assim como os planetas rodeiam o Sol.
Quando o núcleo de um material físsil se quebra, ele solta uma força enorme. É por isso que os cientistas chamaram essa força de energia nuclear: a força que vem do núcleo. Quando um átomo se quebra, ele solta uma partícula do núcleo chamada nêutron.
Fissão nuclear é um processo que ocorre em núcleos atômicos instáveis e pode produzir reações em cadeia capazes de emitir grandes quantidades de energia. Fissão nuclear é um processo natural que consiste no decaimento de núcleos atômicos instáveis em núcleos atômicos menores por meio da captura de nêutrons lentos.
A fusão nuclear é um processo em que dois núcleos se combinam para formar um único núcleo, mais pesado. ... Esta enorme quantidade de energia é liberada nas reações de fusão porque quando dois núcleos leves se fundem, a massa do núcleo produzido é menor que a soma das massas dos núcleos iniciais.
A fusão nuclear é um tipo de energia nuclear diferente do processo de fissão nuclear que é usado desde 1950 nos reatores de energia atômica. Na fusão, a energia é gerada a partir da união de átomos, enquanto na fissão a energia é gerada pela divisão de átomos.
Tem mais depois da publicidade ;) A fusão nuclear ocorre quando dois ou mais núcleos de um mesmo elemento se fundem e formam outro elemento, liberando energia. ... Esse processo libera uma quantidade de energia muito maior do que a liberada no processo de fissão nuclear.
A fissão nuclear já é utilizada para produção de energia, mesmo que não seja uma forma limpa de produção, já, que após a fissão, elementos radioativos são gerados. Um exemplo de elementos perigosos gerados após a fissão é o bário. Bombas nucleares funcionam por meio do processo de fissão.
Primeiro, vamos falar da Fissão Nuclear: Fissão é o processo de forçar a divisão de um átomo para formar dois outros, mais leves. A reação também libera energia e um nêutron livre. ... Fusão é o processo de colidir dois átomos propositalmente para formar um terceiro, mais pesado.
Para que ocorra o processo de fusão, é necessário superar a força de repulsão elétrica entre os dois núcleos, que cresce na razão direta da distância entre eles. Como isso só se consegue mediante temperaturas extremamente elevadas, essas reações também se denominam reações termonucleares.
No Sol ela ocorre principalmente na fusão dos isótopos de hidrogênio para a formação de isótopos de hélio. Normalmente essas reações ocorrem entre o hidrogênio e seus isótopos. ... Esse tipo de reação libera muito mais energia que as reações químicas e mais até do que as reações nucleares de fissão.
Para iniciar a fusão, são necessários apenas dois isótopos do hidrogênio — deutério e trítio. O deutério é praticamente infinito, uma vez que está presente na água do mar. Já o trítio precisa ser fabricado.
A fusão de átomos em grande escala só ocorre se a temperatura for suficiente para que os núcleos vençam a barreira por tunelamento. Isso pode acontecer aumentando a temperatura do material até que os núcleos tenham energia suficiente, fato ocasionado pela agitação térmica. Não pare agora...
Essa é a fonte de energia e vida das estrelas; um exemplo é o Sol: em seu núcleo ocorrem reações de fusão de hidrogênios originando núcleos de hélio. Fusão Nuclear é a união de pequenos núcleos atômicos, que formarão um núcleo maior e mais estável. ... Esse tipo de reação é a fonte de energia das estrelas como o Sol.
Na física nuclear o processo de fissão nuclear é a quebra do núcleo de um átomo instável em dois núcleos menores pelo bombardeamento de partículas como nêutrons. ... O processo de fissão é uma reação exotérmica onde há liberação de energia e ocorre em usinas nucleares e em bombas atômicas.
Ocorre naturalmente no sol.
Dentro do reator nuclear.
A fissão dos átomos de urânio dentro das varetas do elemento combustível aquece a água que passa pelo reator a uma temperatura de 320 graus Celsius. ... Esse vapor, depois de mover a turbina, passa por um condensador, onde é refrigerado pela água do mar, trazida por um terceiro circuito independente.
Em uma usina nuclear, a energia é gerada pelo processo de fissão nuclear do urânio - ou seja, a quebra dos átomos - que ocorre dentro de uma estrutura chamada de reator. ... "O combustível nuclear é o mais denso que o homem pode utilizar, ou seja, uma pequena quantidade produz muita energia", explica Guimarães.
Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.
Energia Nuclear
Vantagens da Energia Eólica