Administração da produção é a atividade de gerenciar recursos destinados à fabricação e à oferta de bens e serviços. Toda organização que produz algum bem ou serviço, precisa gerenciar e programar a produção.
O objetivo principal da administração da produção é produzir bens e serviços com a qualidade certa, quantidade certa, no momento certo e com custo mínimo. Também tenta melhorar a eficiência.
A produtividade é a procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção, com o objetivo de obter melhorias com o menor custo possível e é claro, sem deixar de lado a qualidade. A produtividade é considerada a relação do produto/serviço produzido e o custo dos insumos para produzi-lo.
As tarefas comuns em um departamento de produção e operações incluem: programação, previsão, compra, design, manutenção, gestão de pessoas, análise de fluxo de informação, relatórios, montagem e testes.
A função produção ocupa papel central por ser responsável pela produção de bens e serviços demandados pelos consumidores, constituindo a razão da existência da empresa.
De forma a garantir o sucesso de todo o processo de produção, surge a necessidade de implementar mecanismos de controlo, permitindo, assim, um acompanhamento dos resultados, índices e parâmetros da empresa, e por sua vez, a realização de ajustes.
O gerente de produção é o responsável por fazer todo o planejamento da linha de produção das coleções de uma confecção. ... Fica a cargo deste profissional gerenciar todo o departamento de produção, que envolve o risco, o corte, a costura, o acabamento, a passadoria, a embalagem, a etiquetagem, a distribuição e o estoque.
O sistema de produção é composto por um conjunto de atividades e operações envolvidas na produção de bens ou serviços que interagem entre si, cada qual com sua responsabilidade, e essa integração vai determinar o resultado do sistema como um todo.
A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços.
Qual das seguintes alternativas é a melhor definição para um processo de célula de produção? As áreas de produção dedicadas à fabricação de produtos semelhantes.
A administração da produção pode ser entendida como uma atividade de gerenciamento estratégico de recursos escassos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam serviços e bens, preocupando-se em fazer com que os produtos ou serviços produzidos estejam de ...
A gestão de operações é uma prática que envolve o planejamento, execução e monitoramento de ações dentro de uma empresa. Trata-se de uma atividade que pode ser realizada nos mais diversos setores, com o objetivo de aprimorar o desempenho dos processos internos, aumentando sua eficiência e produtividade.
A gestão de operações e serviços compreende um conjunto de atividades que transformam insumos (recursos) em bens e servi- ços (produtos) demandados pelos consumidores.
A administração de produção e operações tem como responsabilidade o desempenho de técnicas de gestão da produção de bens e serviços, já que possui como principal finalidade desenvolver produtos e serviços a partir de matéria-prima.
engajar fornecedores e parceiros, analisar e recomendar aquisições, desenvolver políticas e processos de operações, promover trabalho em equipe, supervisionar a gestão do escritório, estabelecendo e medindo KPIs operacionais, resolvendo problemas entre departamentos e assumir o controle em situações de crise.
Acompanha a manutenção e recuperação dos equipamentos que retornaram das obras. Monitora a limpeza da área de manutenção. Garante os níveis adequados de estoque de peças e materiais necessários para a manutenção dos equipamentos.
Significado de Operacional adjetivo Pronto para ser usado ou desenvolvido: o projeto está fase operacional. [Informática] Conjunto de programas que dá acesso ao utilizador às operações disponibilizadas pelo computador. Que influencia para que o resultado pretendido seja alcançado: processo operacional.
O que um gerente de operações faz? A função de gerente de operações é principalmente implementar as práticas e os processos corretos em toda a organização. Os deveres específicos de um gerente de operações incluem formular estratégias, melhorar o desempenho, adquirir materiais e recursos e garantir a conformidade.
Coordena as rotinas operacionais das áreas de logística e manutenção predial. Recebe, confere, armazena e distribui produtos e materiais, realizando o lançamento e a movimentação de entrada e saída do estoque. Elabora relatórios e atua na implementação de melhorias para a otimização de processos.
Principais funções do gerente
O conhecimento da capacidade produtiva e cronoanálise são essenciais para que uma empresa tenha metas boas e se mantenha competitiva. Assim, ao atingir essa necessidade, a empresa consegue otimizar seu sistema produtivo, diminuir seus custos e padronizar seu processo produtivo.
A cronoanálise é de grande importância para o setor produtivo na atualidade, pois é utilizada como ferramenta que, além de definir o tempo padrão, auxiliará na organização dos processos, sendo um instrumento que acompanha a evolução contínua das melhorias.
Como você pode perceber, os indicadores funcionam como a principal maneira de criar metas e avaliar os resultados das empresas. Além de reunir e organizar informações importantes, faz com que esses dados se tornem estratégicos ao promover o trabalho de avaliar a performance de projetos e ações específicas.
O planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio.
Um dos fatores mais importantes da boa administração é a definição clara da estratégia empresarial. ... Administrar bem é implementar as ações estratégicas, gerenciando-as e buscando os recursos necessários para que os objetivos sejam atingidos. A clareza sobre o presente e o futuro desejado traz mais segurança à empresa.
A visão estratégica de uma empresa é um dos principais conceitos abordados no mundo contemporâneo, sendo fundamental para a prosperidade de um negócio. ... Em outras palavras, a visão estratégica lida com o planejamento futuro da empresa, buscando definir os objetivos e determinar o que deve ser feito para alcançá-los.