Ou seja, essa ciência trata da influência de fatores ambientais no desencadeamento de doenças vinculadas a alterações de genes específicos, afetando a saúde dos indivíduos – ou, sob outra perspectiva, trata das características genéticas individuais e grupais que desencadeiam doenças quando expostas a determinadas ...
O autismo não possui causas totalmente conhecidas, porém há evidências de que haja predisposição genética para ele. Outros reportam o suposto papel de infecções durante a gravidez e mesmo fatores ambientais, como poluição, no desenvolvimento do distúrbio.
Todo câncer é causado por uma alteração nos genes e isto não significa que seja hereditário, mas apenas que esta alteração causou uma sequência de eventos nas células de um órgão, que acabou causando o aparecimento de um tumor maligno. A grande pergunta é se esta alteração nos genes ocorreu ao acaso ou se foi herdada.
Como já falamos, as genéticas são doenças causadas por mutação genética. Isso quer dizer que por algum fator – estresse, má alimentação, infecções, radiação etc. – o DNA sofreu uma modificação ou foi danificado, fazendo com que a doença se iniciasse. Já as doenças hereditárias são aquelas transmitidas entre gerações.