Povos árticos A maioria dos habitantes das costas árticas vive da pesca e da caça de focas e de baleias. Os Esquimós predominam entre os povos árticos. Suas aldeias espalham-se do nordeste da Groenlândia à costa siberiana do Mar de Bering.
A imagem do Círculo Polar Ártico está consolidada nas mentes de muitas pessoas como um lugar inóspito e perigoso, coberto por uma espessa camada de neve, com poucos habitantes, que precisam conviver com ursos polares.
A vegetação do ártico é formada por taigas (floresta boreal) e tundras (pequenas vegetações, formadas por líquens, musgos, gramíneas e arbustos), típicas de climas frios. Muitos animais sobrevivem às essas temperaturas desde peixes, baleias, focas, ursos, lebres, renas, raposas, dentre outros.
O clima polar, como o próprio nome indica, é encontrado em regiões de altas latitudes. As temperaturas são baixas durante todo o ano. As regiões de clima polar são perpetuamente cobertas por neve e gelo durante todo o ano.
adjetivo Boreal; localizado no extremo norte da Terra; que se situa nas proximidades do polo norte; diz-se dessa região. Etimologia (origem da palavra ártico). Do latim arcticus.a.um; do grego arktikós.
Antártica vem de Anti-Ártica ou Anti-Ártico, no sentido de que é o oposto ao Ártico (que fica no polo norte), ambos são diametralmente opostos, ficando um no extremo norte da Terra e outro no extremo sul da Terra. Já a palavra Antártida tem origem na palavra Atlântida, que era o continente perdido da mitologia grega.
A principal diferença entre a Antártica e o Ártico é a distribuição dos continentes e oceanos. Enquanto a Antártica compõe um só continente circundada por oceano, o Ártico é formado de várias extensões de terra ao redor de um oceano interno.
Os principais habitantes do Ártico são os esquimós que ficam em regiões do Canadá, Sibéria, Alasca e Groenlândia. ... São famosos pelos seus trenós puxados por cães e por terem baixa estatura, olhos puxados e maçãs do rosto salientes. Estima-se que atualmente existam mais de 100 mil esquimós no Ártico.
O Polo Norte, também conhecido como Ártico, não chega nem a ser considerado como um continente, uma vez que ele é composto apenas por gelo e calotas polares. ... Já o Polo Sul, também conhecido como Antártida, é um continente, pois é uma porção de terras recobertas por grandes camadas de gelo.
A ciência tem um papel muito importante na definição da situação de um país no Tratado Antártico, pois visa definir as condições do ambiente antártico, além de estudar todo o bioma, a fauna, a flora, as condições climáticas e a condução de experimentos importantes.
A Antártida não tem habitantes nativos. Todos os moradores que lá residem são pesquisadores de várias nações, como Estados Unidos, África do Sul, Nova Zelândia, Argentina, China, Brasil, Polônia, Austrália, Rússia e outras.