Em um litro de água fervente adicionar as cascas de Barbatimão ou as folhas, e deixar repousar durante 5 a 10 minutos. Coar antes de beber. Este chá deve ser bebido ao longo do dia, 3 a 4 vezes por dia. Também pode ser utilizado em banhos de assento para tratar doenças das partes íntimas.
Exercícios como yoga, pilates e agachamentos que acionam todo o core podem ajudar a manter esses músculos fortes. Pesos vaginais: também conhecidos como "cones" vaginais, são pesinhos com bulbos nas pontas que são inseridos na vagina (uma ponta dentro e uma fora).
Lavagem com Barbatimão Um excelente tratamento caseiro para candidíase é lavar os genitais com folhas de barbatimão, devido às suas propriedades cicatrizantes e bactericidas. 2 xícaras de cascas de barbatimão; 2 litros de água; 1 colher sopa de suco de limão.
Modo de preparo Colocar as sementes e a água em um liquidificador e depois bater até obter uma mistura com as sementes bem trituradas. Por fim, deve-se coar o suco antes de beber. O ideal é beber 2 a 3 copos deste suco por dia, por pelo menos 1 semana.
Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente, então, a erva e abafe durante 3 a 5 minutos. Depois, coe e faça um banho de assento com esse chá, lavando cuidadosamente toda a região genital. Repita o procedimento de 2 a 3 vezes ao dia.
Banho de assento com camomila A camomila é uma erva conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar a irritação e a coceira causadas pela candidíase vaginal. Para fazer o banho de assento, coloque 3 colheres de sopa de camomila seca em uma bacia e adicione um litro de água quente.
Modo de preparo Ferva a água e despeje na bacia. Adicione o bicarbonato, mexa e espere a água amornar um pouco. Quando a água estiver morna, sente na bacia de modo que o líquido cubra o seu ventre. Espere pelo menos 20 minutos.
Candidíase de repetição por Cândida albicans: fluconazol via oral em dias alternados por três dias e depois o tratamento de manutenção com uma dose por semana por 6 meses. Existem outras opções par o tratamento, dependendo dos antecedentes pessoais e das medicações previamente utilizadas.
O tratamento da candidíase em homens pode ser feito com antifúngicos em creme ou pomada. As melhores opções são o Clotrimazol 1% ou o Miconazol 2%, duas vezes ao dia, por 1 a 3 semanas. Uma opção mais simples consiste no fluconazol, comprimido de 150 mg, tomado em dose única.