Um raio de luz se propaga em linha reta em meios de propagação homogêneos. Em outras palavras: a luz se propaga em linha reta quando as características do meio não variam. ... Os raios de luz se propagam em linha em reta em meios homogêneos.
A luz propaga-se em linha reta. Há vários exemplos que comprovam esse princípio, como a observação do caminho percorrido pela luz que sai de um projetor de filmes. Esse furo permite a entrada de luz projetando uma imagem dentro da câmara na face oposta ao furo. ...
Reversibilidade refere-se à propriedade de um sistema físico de retornar ao estado inicial A quando revertida a causa que o levou de A ao estado final B distinto de A. É aplicado com duas conotações, uma estrita, outra mais ampla.
Entre os principais fenômenos ópticos, podemos destacar a reflexão, a refração, a absorção, a dispersão e a interferência da luz.
É de conhecimento público que quando um feixe de luz atravessa de um meio para o outro, a velocidade da mesma é alterada por motivos do coeficiente de refração. Ou seja, se esse ângulo de mudança for diferente de 90 graus com a superfície, o mesmo sofrerá um desvio devido a uma das componentes da velocidade.
O comprimento de onda e a velocidade mudam, pois a onda sofre um processo de refração, no qual quando a onda passa de um meio para o outro, ela tende a mudar sua velocidade e o seu comprimento de acordo com o índice de refração.
Desse modo, esse fenômeno acontece quando a onda passa de um meio para outro com índice de refração diferente, o que provoca a variação da velocidade de propagação e a variação do comprimento de onda, mas nunca a variação da frequência, pois trata-se de uma característica da fonte emissora.
A refração é o fenômeno óptico que mostra o comportamento da luz ao mudar de meio material. A refração é o fenômeno óptico em que ocorre alteração da velocidade da luz em virtude da mudança de meio de propagação.