A poda do podocarpo deve ser realizada de acordo com o efeito paisagístico que você deseja. Se a intenção é ter uma planta longa e esguia, pode o podocarpo apenas na parte frontal. Mas se a ideia é ter uma planta volumosa e mais estruturada, pode a parte superior do pinheiro.
A germinação acontece cerca de dois anos após o plantio por meio de sementes. Vale destacar que o podocarpo tem crescimento lento. Uma espécie convencional atinge cerca de 5/6 metros de altura.
Para cultivar uma cerca viva de médio porte, as mudas de podocarpo devem ficar com uma distância de pelo menos 0,5 metro linear, para uma cerca mais densa, ou até 1 metro de distância entre cada muda. Nesse caso, a cerca será um pouco mais aberta, mas ainda assim ficará bastante funcional e com um excelente visual.
Com uma trena ou fita métrica, demarque os lugares onde deseja fazer o plantio (muda por muda). Para uma cerca viva, o aconselhado é plantar 1 muda por metro (caso queira fazer um quebra-vento, a distância indicada é de 2,5/3 metro por muda).
10 espécies para construir uma cerca viva
Como enraizar as plantas na água
É comercializada em baldes de plástico ou vasos e para plantar abrir um buraco maior que o torrão. Em solos compactados como os argilosos, soltar as paredes e o fundo da cova para que as raízes se desenvolvam melhor. Colocar no fundo do buraco um pouco de areia de construção para facilitar a drenagem das águas.
Sobre Como Plantar Você pode cultivar através de mudas, porém a melhor forma de propagação da dracaena marginata é através das estacas de ponta, principalmente se a sua planta for uma espécie tricolor.
O enraizamento é semelhante ao primeiro método de propagação de dracaena por estacas. Mas para organizar pedaços de brotos em um substrato, neste caso, é possível não só verticalmente, aprofundando por alguns centímetros, mas também horizontalmente, pressionando levemente em uma mistura úmida do solo.
Corte pedaços do caule, com 20-30 cm e coloque para enraizar em solo fértil ou até mesmo em um recipiente com água, em local com bastante luz solar indireta, até que apareçam brotos e raízes. Se optar por enraizar o corte na água, troque a água a cada dois dias para evitar estagnação.
Corte um pedaço do tronco na diagonal, mergulhe-o na água, sempre deixando as folhas em contato com o ar. Leva um pouco de tempo, mas as raízes apontarão. Rega: 1x ou 2x por semana. O solo mais rico em nutrientes é o ideal para essa planta.
Existem três principais variedades de dracena:
Benefícios: A Dracena pode absorver o dióxido de carbono do ambiente, proporcionando um local com maior quantidade de oxigênio fresco, o que consequentemente nos torna mais concentrados e produtivos. Também auxilia na umidade do ambiente e filtram o ar de substâncias tóxicas, reduzindo a fadiga.
PLANTIO Da cordiline deve ser em solo areno-argiloso, fértil e bem drenado, mas sem ficar seco completamente. São necessárias regas constantes, porém, evite o encharcamento, para não comprometer a saúde das raízes. O pH indicado é entre 5,5 e 6.
A propagação do cróton é feita por estaquia, aproveitando o que foi retirado na poda. Deixar de molho na solução por 12 horas e colocar em areia ou perlita úmida, mantendo em local protegido até o enraizamento. Depois envasar até o tamanho desejado para recipiente maior ou canteiro.
Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Esta espécie tolera o frio e a salinidade de regiões litorâneas. As variedades coloridas ficam mais bonitas e com cores mais vivas se cultivadas sob sol pleno.
A poda, importante para o desenvolvimento da planta dracena tricolor, deve ser realizada quando as folhas inferiores estiverem secas. Por não crescer muito, você não precisa se preocupar em podar mais do que isso. Destaca-se muito quando plantada de forma isolada ou em grupos.
Como cuidar Apesar do nome, ela não precisa de muita água – irrigá-la duas vezes por semana é suficiente. “O excesso provavelmente vai amarelar ou tirar o brilho das folhas. Mas, como a maior parte das plantas tropicais, ela ama umidade”, diz Vanessa.
➜ Para manutenção fazer adubação anual com adubo orgânico ou NPK ao redor do caule, nunca junto a ele. Como regar essa planta: É importante que você mantenha irrigando constantemente a sua planta colocando água no solo apenas quando ele apresentar-se totalmente seco.
Como regar dracena Assim que se perceber a falta de umidade na terra, regue abundante e consistentemente, no entanto com um intervalo entre as regas suficiente para que a terra seque.