Dado os ângulos de 6º 25' 36” e 4º 40' 30”, a soma entre eles é: O resultado da soma é 10º 65' 66”, porém podemos apresentar o resultado de uma outra forma. Acompanhe a demonstração: No ângulo de medida 10º 65' 66”, temos que 65' = 60' + 5' = 1º + 5' e 66” = 60” + 6” = 1' + 6”.
Confira aqui as fórmulas utilizadas para calcularmos a tangente da soma e da diferença de dois ângulos já conhecidos. Indicamos também os conteúdos sobre tangente no triângulo retângulo e ângulos. Vamos considerar dois ângulos a e b, onde conhecemos os valores de tg(a) e tg(b). Sabemos que tg30º = √3/3 e tg45º = 1.
Segundo o Teorema de Pitágoras, a soma dos quadrado dos catetos de um triângulo retângulo é igual ao quadrado de sua hipotenusa:
Atualmente, a trigonometria não se limita apenas a estudar os triângulos. Sua aplicação se estende a outros campos da Matemática, como análise, e a outros campos da atividade humana, como a Eletricidade, a Mecânica, a Acústica, a Música, a Topologia, a Engenharia Civil etc.
O teorema de Pitágoras é uma expressão que pode ser aplicada em qualquer triângulo retângulo (triângulo que tem um ângulo de 90°). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O teorema de Pitágoras diz que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.
Enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides desenvolveu a famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este é possível calcular o lado de um triangulo retângulo, conhecendo dos outros dois lados. Desta forma ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual à hipotenusa (SANTOS, 2000, S/P).