Vende-se casa. Vendem-se casas. Objeto no singular (casa), verbo no singular (vende-se). Objeto no plural (casas), verbo no plural (vendem-se).
Conjugação do verbo alugar
A regra geral é simples: a partícula “se” atenua o sentido do verbo e pode ou não esconder o sujeito oculto ou indeterminado. Se o verbo não pede preposição, a oração tem sujeito e o verbo sempre concordará com ele, em singular ou plural.
A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Precisasse é a forma do verbo precisar conjugado na 1. ... A pronúncia das duas palavras é diferente. Em precisasse (pre-ci-sas-se) a sílaba tônica é o sas e em precisa-se (pre-ci-sa-se) a sílaba tônica é o ci.
Resposta: O verbo "precisar" é transitivo indireto (quem precisa, precisa de alguma coisa) e o verbo "alugar" é transitivo direto (Vou alugar um filme, irei alugar um carro).
Concordância Verbal
Quando o sujeito contiver as expressões de nós, de vós ou de vocês, deve ser analisado o elemento que surgir antes dessas expressões: Se o elemento que surgir antes das expressões estiver no singular (qual, quem, cada um, alguém, algum…), o verbo deverá ficar no singular.
Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.
=>Exemplo de concordância verbal: Nós vamos ao cinema. O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós). Erro de concordância: ocorre quando o verbo se flexiona de maneira errada em número (singular ou plural) ou/e em pessoa (1. ª, 2.