Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.
Os fatores que influenciam o clima são aqueles que nos explicam a variação dos elementos climáticos. Os principais fatores climáticos são: a latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade e a maritimidade, as correntes marinhas, o relevo e a vegetação.
O estudo do relevo é importante para sabermos quais são os lugares propícios à construção de casas, prédios, fábricas, estradas, aeroportos, pontes, plantações, pastagens e muitos outros casos. ... Desse modo, o relevo, que é um dos mais notados elementos da paisagem, também é extremamente transformado.
Resposta. Resposta:O. relevo interfere diretamente nas formas de ocupação e nas atividades econômicas, pois determinadas configurações geográficas tornam algumas atividades impossíveis ou a habitação dificultada.
Entende-se por relevo dissecado o tipo de superfície que tem baixa pluviosidade (ou seja, incidência de chuva), e poucos recursos hídricos. Os solos pouco férteis são secos.
A distinção entre um morro e uma montanha é pouco precisa e muito subjetiva. O Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) define morro como "elevação natural do terreno com altura de até aproximadamente 300 m" e montanha como elevação com altura acima disso.
Morro, como forma verbal, é a primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo morrer. Eu morro, mas a família mantém-se unida. Como substantivo significa elevação de terra suave e não muito alta; favela. ... Moro é a primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo morar.
- Morro: Elevação natural do terreno com altura de até 300 m aproximadamente. - Montanha: Grande elevação natural do terreno, com altura superior a 300 m, constituída por uma ou mais elevações. Serra: Cadeia de montanhas. ... - Pico: Ponto mais elevado de um morro, montanha ou serra.
Uma serra distingue-se de um maciço por possuir montanhas singulares em vez de agrupadas. A serra é, portanto, um subconjunto de montanhas que está dentro de outro conjunto maior e mais extenso, ao qual se dá o nome de cordilheira.
Colina é uma média elevação de terra, ou seja menor que uma montanha. Seu topo pode ser de várias formas. O Morro é uma pequena elevação de terra que é menor que a colina e que a montanha.
Como dizem os dicionários, serra é uma grande extensão de montanhas ligadas umas às outras. Montanha é um monte muito alto e extenso. Portanto, não confundir a grandeza dos dois acidentes geográficos.
GEOGRAFIA. A rigor, não há diferença entre os termos monte e montanha. Denominações mais antigas indicavam as montanhas como conjuntos de montes, que, por sua vez, seriam elevações consideráveis do terreno. ... O termo se aplica também a elevações isoladas, como o monte Fuji, no Japão, e o Kilimanjaro, na Tanzânia.