Como o retângulo possui lados opostos com medidas iguais, então resumimos sua fórmula assim: P = 2(b + h)
A relação proposta por Pitágoras sugere que: “A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.” Essa relação utilizada para o cálculo das medidas de um dos lados do triângulo retângulo, também é utilizada para o cálculo das medidas de um quadrado ou retângulo.
Comprimento, largura e altura
Assim, para que o cálculo seja feito é necessário utilizar a seguinte fórmula: d2 = l2 + l2, aplicando quando o quadrado for divido em triângulo retângulo. A outra forma de calcular a diagonal do quadrado é pelo processo de racionalização, ou seja, a fórmula transforma o o denominador irracional em um número racional.
Bom, sabe-se que o comprimento da diagonal do quadrado é dado pelo produto da medida do seu lado por raiz quadrada de 2. Dessa forma, também é possível obter o raio da circunferência circunscrita do quadrado em função da medida do seu lado l.
A diagonal do quadrado é um segmento de reta que liga dois dos vértices dessa figura geométrica e pode ser calculada pelo Teorema de Pitágoras.
A diagonal D do cubo é a hipotenusa do triângulo rectângulo de catetos a e d: D2 = d2 + a2. Mas d é a hipotenusa do triângulo rectângulo de catetos iguais a a, sendo a a medida da aresta do cubo, logo, d2 = a2 + a2, ou seja, d2 = 2a2.
Diagonais: D = √a2 + b2 + c.
Um cubo formado por arestas medindo 1 decímetro (dm) cada, possui capacidade de 1 litro, pois: V = 1dm * 1dm * 1dm = 1dm³ = 1 litro. Um cubo formado por arestas medindo 1 centímetro (cm) cada, possui capacidade de 1 ml, pois: V = 1cm * 1cm * 1cm = 1cm³ = 1 ml.
A área lateral (Al) corresponde a soma das áreas dos quatro quadrados que formam esse poliedro regular. Obs: as arestas do cubo também são chamadas de lados. As diagonais dessa figura são segmentos de reta entre dois vértices, sendo calculada pela fórmula: d = a√3.
Arestas são as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta. O cubo possui 12 arestas. Vértices são os pontos de encontro das arestas.