Tem muita gente que fala “GRATUÍTO”, mas está errado. Exemplo: “O acesso ao show é gratuito”. Observação: na separação das sílabas, o “i” fica junto com o “u”, formando o ditongo “ui”. A separação é a seguinte: gra – tui – to.
A pronúncia culta de “gratuito” é gratúito, com a tônica no u do ditongo ui. Sem discussão. Quem quiser ser visto como uma pessoa que se esmera em falar corretamente, seguindo a ortoépia, a pronúncia recomendada pelos sábios, não pode ter um segundo de dúvida quanto a isso.
A forma correta de escrita da palavra é gratuito, sem acentuação gráfica. A palavra gratuíto, com acento agudo, está errada.
É absurdo afirmarmos que o “certo” é rubrica (=a sílaba tônica é “bri”), porque não tem acento na escrita. O fato é o inverso: devemos escrever sem acento, porque rubrica é um vocábulo paroxítono (pronúncia normal para uma palavra terminada em “a”).
Assim, deve pronunciar-se com tónica em ¦kó¦ (paroxítona: terminação e). Para se pronunciar *¦récorde¦ (proparoxítona) teria de ser acentuada, segundo as bases das regras ortográficas que vigoram nos nossos dois países (e as que vigorarão no novo acordo).
Prosódia trata da correta acentuação tônica das palavras. Exemplo: "rubrica" (palavra paroxítona), e não "rúbrica" (palavra proparoxítona). Ortoepia trata da correta pronúncia das palavras. Exemplo: "advogado", e não "adevogado" (o d é mudo).
proparoxítona está com a pronúncia pendente em: proparoxítona [ es - es ] Você sabe como se pronuncia proparoxítona?
Recorde (pronúncia: [ʁɛˈkɔʁdʒj]) é o ato de superar limites. Nos esportes é definido como o ato de um ser humano superar o outro. Ato este que recebe em determinadas ocasiões mais importância que um título oficialmente conquistado durante uma competição.
Quebrar seu recorde pessoal é o objetivo principal da maioria das corredoras. Ter a sensação de conquista realizada, provar para si mesma que é capaz, ter a euforia de saber que está cada vez melhor… ... Listamos aqui 7 dicas que, se seguidas à risca, vão ajudar a quebrar seu recorde mais rápido do que você imagina.
Outros
Como tal, todos os nossos recordes são categorizados por um formato de recorde....Linhas mais longas
Há muitos recordistas de recordes prolíficos nos arquivos do Guinness World Records (GWR). Mas nenhuma de suas conquistas coincide com as do recordista do título Ashrita Furman, do Brooklyn, em Nova York, que se tornou famoso como o homem com mais titulos do Guinness World Records.
Principais recordes do Guinness Book de 2019
A tentativa de quebra do recorde foi organizada por uma empresa holandesa que queria promover um controle para o PlayStation 3. Eles receberam uma premiação de mil euros (US$ 1291) da empresa, já que o Guinness não remunera nenhum recordista.
Nada mais e nada menos que 2 milhões de reais. O vencedor da décima temporada da atração levará qual e a premiacao do guiness book para casa a quantia milionária.
O Guinness Book detém, ele mesmo, um recorde: é o livro que mais lucra com direitos autorais no mundo. São mais de 80 milhões de exemplares vendidos desde a sua primeira edição. ... A editora garante que qualquer pessoa pode se tornar um recordista e receber um certificado oficial da entidade.
O processo de inscrição
Bem, de acordo com as projeções feitas pelo youtuber, a maior distância que se pode caminhar no planeta, sem precisar atravessar nenhum trecho por água, é de quilômetros. Para se ter uma noção, isso seria o equivale a mais da metade da circunferência da Terra.
Como definir ou quebrar um recorde mundial
A ideia surgiu no início dos anos 1950, quando Sir Hugh Beaver (1890-1967), diretor administrativo da Cervejaria Guinness, participou de uma festa de tiro no Condado de Wexford.
A forma correta de escrita da palavra é recorde, sem acentuação gráfica e com acentuação tônica na sílaba cor, sendo uma palavra paroxítona: re-COR-de. A palavra récorde, proparoxítona, com tonicidade na sílaba re, embora seja muito utilizada, está errada.
bri
bel
BRASIL= sil a sílaba tônica é a sílaba q ao falar ela soa mais forte!
Animal: a-ni-mal.