Entre inúmeras apresentações clínicas que seu pet pode ter ao perfurar o olho, vamos citar as mais observadas: olhos fechados parcialmente ou totalmente, piscar excessivo, olho azulado, secreção ocular, olho vermelho, e algumas vezes pode ser observado sangramento local também, demonstrando uma gravidade maior.
Os sinais e sintomas que podem indicar que o ferimento no olho é grave e que há um arranhão na córnea são:
Os riscos são inúmeros: se a lesão for na córnea, a vítima pode desenvolver catarata, e se a retina for atingida, a visão pode ficar comprometida parcial ou completamente. Os traumatismos são agressões ao globo ocular causadas por perfurações, contusões, queimaduras ou contato com produtos químicos.
Em todos os casos citados, limpar os olhos do animal com soro fisiológico é uma alternativa para que alivie o problema, mas não é uma forma de tratá-lo! Vale lembrar que os olhos são extremamente delicados e que grande parte das lesões causadas neles podem ser irreversíveis.
Feridas em gatos precisam de atenção e cuidados dos tutores....Feridas superficiais
Diminua a dor do gato. Quando ele estiver morrendo, o ideal é fazer o possível para aliviar a dor; siga as recomendações do veterinário para saber como cuidar do animal. Neste estágio da vida do gato, os medicamentos servem para deixá-lo mais confortável, não para recuperá-lo.
Se o coração parar de bater, deite o gato com o lado esquerdo para baixo. Use seus polegares ou dois dedos para pressionar o peito, logo atrás do cotovelo. Pressione rápido e com força até 1/3 ou metade da altura original. Em dez segundos, você deve fazer de 10 a 15 compressões.
Ficar um pouco cansado e quieto é normal, pois ele está passando mal. Mas se esse mal estar persistir por mais de um dia, leve-o ao veterinário. Depois que o gato vomita, tire a comida e água do alcance dele e aguarde uma hora.
Letargia Quando o fim se aproxima, seu gato pode ter muito menos energia para as atividades diárias. Seu animal de estimação pode ter menos energia, passar mais tempo dormindo e ser muito mais difícil de despertar para atenção, cuidados pessoais ou refeições.
A simples alteração do local do comedouro, a introdução ou perda de um elemento da família ou uma doença podem levar a um gato triste, apático e sem apetite. Se você afirma “meu gato não quer comer nem beber água” ou que está mais triste, não deve adiar a ida ao veterinário, pois pode se tratar de uma situação grave.
Nesse sentido, é importante destacar que esse tempo médio de vida de gato considera o bichano doméstico saudável e que não tem acesso à rua. Já para pets fujões ou com alguma doença genética, o tempo médio de vida cai para algo entre 3 e 10 anos. Mas não se preocupe!
20 anos
Assim como muitas espécies de animais, os gatos machucados tendiam a se esconder na natureza para que os predadores não os achassem e não os vissem como presas fáceis. Ou seja: é, na verdade, o instinto de sobrevivência do animal que o leva a disfarçar a dor e a sumir quando está machucado ou doente.