E a principal explicação para a origem dessa doença é um desequilíbrio bioquímico no cérebro que leva à diminuição de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, caso da dopamina e da serotonina, por exemplo.
A primeira pessoa a descrever a depressão na história foi Hipócrates, médico grego considerado o pai de medicina, no século IV a.C. Naquela época Hipócrates desenvolveu um sistema que buscava explicar a ocorrência de diversas doenças por meio de fluidos corporais, que ele nomeou como fleuma, sangue, bile e bile negra; ...
A depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades que normalmente são prazerosas, acompanhadas da incapacidade de realizar atividades diárias, durante pelo menos duas semanas.
A depressão na adolescência pode ser desencadeada por diversas situações, como por exemplo, uso de drogas e álcool, história familiar de depressão, necessidade de sucesso e perfeição, distúrbios hormonais e alterações no corpo, como crescimento de pêlos ou seios.
Diante desse cenário, a depressão deve ser o principal motivo de afastamentos por doença do trabalho em 2020. A aposta é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que relata que cerca de 6% da população brasileira é diagnosticada com o problema - tornando o Brasil o país mais depressivo da América Latina.
A doença não é restrita a uma faixa etária. Ao contrário, ela acomete crianças, adultos e idosos, mas há uma cujos dados impressionam. “A prevalência da depressão em jovens de 18 a 29 anos é três vezes maior do que a prevalência em indivíduos com 60 anos ou mais”, afirma o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt.
A Depressão infantil é caracterizada pela presença dos seguintes sinais e sintomas, os quais podem se apresentar de forma mascarada: baixo desempenho escolar, pouca capacidade para se divertir (anedonia), sonolência ou insônia, mudança no padrão alimentar, fadiga excessiva, queixas físicas, irritabilidade, sentimentos ...
Orientações para falar com quem está passando por uma crise de depressão
Sim . a pessoa depressiva isso vem do consciente da mente , e o gue passa na cabeça desse ser vivente e coisas ruim dias maus ranço suicídio e o possível pra ela melhora o resultado e tomar medicamentos pasado pelo médico pra ela descansa e melhora o resultado físico dessa pessoa.
5 práticas que vão lhe ajudar a superar a depressão
Olá, A melhora hora para procurar ajuda profissional em relação a depressão é quando você percebe os sintomas, até mesmo para que o profissional possa avaliar quais são as questões envolvidas e se há algo físico também que deve ser tratado ou até mesmo que possa ser a causa do problema.