Digamos se você tem o mesmo circuito acima com 12V, mas só quer 5V. Se usarmos um 10KΩ como nosso resistor R1, conectando os valores, obtemos R2= (V)(R1)/(VIN - V)= (5V)(10KΩ)/(12V - 5V)= 7,14KΩ ≈ 7KΩ. Portanto, podemos usar um resistor de 7KΩ, pois nosso resistor R2 com o resistor R1 sendo 10KΩ.
Transformador é um dispositivo utilizado para abaixar ou aumentar a tensão elétrica por meio da indução eletromagnética. Transformadores são dispositivos usados para abaixar ou aumentar a tensão e a corrente elétricas.
É necessário elevar a tensão elétrica antes de ser iniciada a distribuição da energia elétrica, pois as tensões baixas são inviáveis de serem transmitidas em longas distâncias.
O valor a qual a tensão será apos sair do transformador está diretamente ligado ao numero de espiras que cada bobina possui. No caso de um transformador elevador de tensão o número de espiras da segunda bobina é maior do que o número de espiras da primeira bobina.
Comecemos calculando a tensão no secundário com auxilio da equação 1: 120/Vs = 100/200 e encontraremos Vs = 240V trata-se, portanto de um transformador elevador o que está coerente com a relação de espiras. De posse de Vs podemos calcular Is usando a Lei de Ohm: Is = 240V/15Ω = 16A.