O gênero épico é um texto literário que apresenta aventuras heroicas e eloquentes baseadas na história cultural dos povos. O narrador épico pode construir a narrativa tanto em versos quanto em prosa. E quando o texto épico é escrito em versos chama-se versos épicos e quando escrito em prosa chama-se de narrativa épica.
Exemplos de Textos Épicos Epopeia: extenso poema épico, dividido em proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo. Romance: narrativa extensa que apresenta personagens, tempo e espaço definidos, donde as ações ocorrem juntas na trama. ... Fábula: narrativas curtas de caráter educativo, escritas em prosa ou verso.
Resposta. Resposta: Epopeia: extenso poema épico, dividido em proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo.
O Gênero Lírico é um dos três gêneros literários, ao lado do gênero dramático e épico. ... No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa.
O Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico. No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.
Características do gênero dramático Texto em forma de diálogos; Dividido em atos e cenas; Presença das rubricas — descrições do espaço e/ou da situação antes de cada ato; Sequência da ação dramática geralmente constituída de exposição, conflito, complicação, clímax, desfecho.
Elementos de um texto dramático
Auto (do latim actu = ação, ato) é uma composição teatral do subgênero da literatura dramática, surgida na Idade Média, na Espanha, por volta do século XII. De linguagem simples e extensão curta (normalmente, compõe-se de um único ato), os autos, em sua maioria, têm elementos cômicos ou intenção moralizadora.
Podemos apontar que a preocupação com o homem e com a religião é o fator que caracteriza o teatro realizado por Gil Vicente, autor que visa demonstrar como o homem se relaciona com a fé.
Quais foram as principais características do Teatro de Gil Vicente? Resposta: - Presença marcante da sátira aos comportamentos de todas as camadas da sociedade portuguesa (final do século XVI e início do XVII). Os integrantes do povo, do clero e da nobreza eram os alvos das sátiras vicentinas.
→ Teatro: Diferente da poesia e da prosa, o teatro humanista português era um teatro popular e tinha como objetivo moralizar e criticar a sociedade. Ele era dividido entre autos e farsas. Os autos eram encenações que abordavam, principalmente, a temática religiosa. ... O principal autor do teatro português foi Gil Vicente.
O teatro vicentino tem como característica principal a sátira (de fundo moralista). ... Apesar de sua extrema religiosidade o alvo das sátiras de Gil era o clérigo que se entregava enlouquecidamente aos amores proibidos, a venda de indulgências, à depravação dos costumes, ao misticismo e ao mundanismo.
Em suas obras satirizou o povo, o clero e a nobreza, maiores alvos de suas críticas. Gil Vicente não temia em apontar o que de errado via na sociedade de sua época, acreditava que era necessário restabelecer a moral e a religiosidade. Devido a isso se tem a denominação dos “autos de moralidade”.
Gil Vicente foi um grande nome do teatro português. ... Gil Vicente criou o chamado teatro vicentino, que tinha a sátira como característica fundamental. Entre os autos, comédias e farsas escritas por Gil Vicente, destacam-se 44 peças. Todas as obras tinham o objetivo de divertir e moralizar a sociedade.
A intenção de Gil Vicente era escrever uma peça que tivesse como tema o ditado popular “mais quero um asno que me carregue a um cavalo que me derrube”. A peça não está dividida em atos, mas está estruturada em quatro partes principais.
1536
O teatro de Gil Vicente, no que se refere à estrutura cênica, não era sofisticado, ou seja, o autor não demostrava preocupação com cenário suntuosos e usava materiais simples para criar o ambiente de suas peças, seguindo o modelo medieval.