p = frequência do alelo dominante; ... 2pq = frequência do genótipo heterozigoto; q² = frequência do genótipo homozigoto recessivo.
A genética populacional, também chamada de genética de populações, é um campo teórico dentro da Biologia que busca, através de cálculos matemáticos, estudar a distribuição e a composição genética em uma ou mais populações e as consequências de possíveis mudanças nessa composição.
Genética de populações é o ramo da Biologia que estuda a distribuição e mudança na frequência de alelos sob influência das quatro forças evolutivas: seleção natural, deriva gênica, mutação e fluxo gênico. A genética populacional também busca explicar fenômenos como especiação e adaptação ao ambiente.
A frequência é determinada contando-se quantas vezes o alelo aparece na população, em seguida, dividindo-se pelo número total de cópias do gene. O pool gênico de uma população consiste em todas as cópias de todos os genes nessa população.
Gene é a unidade funcional do DNA que carrega as informações necessárias. Já o genótipo é toda a composição gênica de um indivíduo, que engloba diversos genes. Dessa forma, frequência gênica é a quantidade de vezes que determinado gene aparece no conjunto estudado dentre o número de genes total daquele conjunto.
Então no equilíbrio as frequências genotípicas podem ser deduzidas a partir das frequências gênicas em cada população....o equilíbrio de Hardy-Weinberg.
Esse raciocínio é correto e não serve apenas para a espécie humana. Todas as espécies de seres vivos realizam a reprodução para a continuação da vida. ... A reprodução garante a continuidade da vida de cada espécie preservando as suas características principais e alterando outras.