Plantar a muda Após preparar o substrato, você deve colocá-lo em um pequeno vaso com furo embaixo. Depois, plante sua muda cobrindo apenas as raízes. Dessa forma, tanto a folha original quanto as novas folhas, caso já existam, devem ficar para o lado de fora. Em seguida, regue até molhar completamente o substrato.
Vaso de barro Em geral, os vasos de barro são os melhores para as plantas, isso inclui também as suculentas. Eles dão à planta a sensação de estar plantada no chão.
O primeiro passo é fazer a drenagem com argila expandida ou brita. Em seguida, deve-se colocar uma camada de carvão vegetal para absorção do excesso de umidade. Acima do carvão pode-se colocar a areia grossa. Somente após estes itens é que deve completar com o substrato de crescimento das suculentas.
Como plantar os seus cactos e suculentas Logo após esse processo, retire as folhas secas e coloque o cacto no recipiente com toda a raiz. Depois, adicione o substrato. É importante mencionar que o substrato ideal é o feito de terra adubada, areia de construção (areia de rio) e pedriscos, na proporção de 2:2:2.
Leva-se em torno de 20 dias para as mudas estarem enraizadas e aptas para o plantio no vaso individual. Após esse prazo deve-se, molhar a areia ou com uma faca, afofar a areia ao redor da muda e puxar levemente para que ela saia com raízes.
As suculentas para ficarem bonitas precisam de muito sol; algumas o dia todo, outras nas horas de sol mais ameno. Então a dica é: coloque a muda recém comprada gradualmente em contato com a luz solar. Coloque primeiro em um local que pegue somente o sol da manhã ou da tarde.
As suculentas ficarão melhores se receberem luz solar adequada, mas continuarão crescendo em baixa iluminação. Eles não serão tão saudáveis ou tão bonitas quanto deveriam, mas geralmente levará um bom tempo (um ano ou dois) para que eles morram completamente com pouca luz.
Silvana, se sua suculenta estier com folhas moles, elas já estão podres, não vai adiantar replantá-las. Isso acontece porque a planta, provavelmente, está recebendo água demais – ou está em um cachepô, sem furinhos para que a água que sobra das regas escorra.
Folhas murchas na suculentas podem indicar falta de água. Para resolver o problema, regue mais a planta e fique atento: não exagere na rega. Veja quando o substrato está seco e regue bem a planta.
Se você começar a notar manchas pretas suaves nas folhas ou caule de sua planta, a rega em excesso está ficando severa e pode ser difícil salvar sua suculenta. Aqui está uma suculenta rabo de burro , na qual a planta do meio foi severamente sobrecarregada, e apodreceu completamente como resultado.
Parece estranho, mas o excesso de água na suculenta pode deixar as folhas com aspecto de secas. Quando molhamos demais a planta, as células das folhas se enchem de água e ao ultrapassar seu limite, a membrana externa se rompe, fazendo com que as folhas pareçam secas.
Para fazer mudas de suculentas, você deverá coletar as melhores folhas da planta e colocá-las em um recipiente com 1/3 de terra, 1/3 de areia e 1/3 de pedrinhas. Esse recipiente precisa ficar em local iluminado e bastante arejado, mas não pode pegar sol direto e água da chuva.
Tipos de suculentas
10 Suculentas de Sombra para ter em Casa
Os aeoniuns são suculentas de meia-sombra. Não indico desta para locais internos, mas se for um local mais sombreado, com luz filtrada e um pouco de sol da tarde ou da manhã, elas vão bem. Podem aguentar sol pleno mas ficam mais felizes na meia-sombra.
5 Suculentas para Ambientes sem Sol Direto
As suculentas precisam de, no mínimo, quatro horas diárias de sol para sobreviver. Naturais de regiões secas – quase desérticas –, elas morrem na sombra. Se ela ficar pálida e estiolada, ou seja, fina e com muita perda de folhas, é porque não está tomando a quantidade necessária de luz.
A pachyphytum compactum, também conhecida como planta-diamante, é certamente uma suculenta que tolera bem o calor e sol intenso. Ela se dá bem tanto no sol pleno quando na sombra parcial. Além disso, ela é uma planta muito bonita, principalmente porquê se forma em rosetas de folhas volumosas, bem unidas umas as outras.
Onde as suculentas devem morar Você pode colocá-las em mesas de canto, em prateleiras, ou até mesmo apoiadas na própria janela. Lembre-se que elas têm diferentes cores e formas, podendo ser misturadas para criar um contraste muito interessante.
Se você está pensando em montar um jardim de suculentas, veja as principais espécies para cultivar dentro de casa!
Quais as Suculentas que dão flores
O Sal Amargo é bem fácil de encontrar. Você pode comprar em farmácias de maneira simples e em pequenas quantidades. Portanto, esta é a maneira mais fácil de colorir suas suculentas e mini suculentas. Para fazer com o Sal Amargo você deverá diluir meia colher de café da substância em 1 litro de água.