A tinta é composta, basicamente, das seguintes substâncias: pigmento, veículo ou aglutinador, solvente ou redutor e aditivo. O pó colorido presente na mistura que constitui a tinta é denominado pigmento. O líquido que contém o pigmento e o torna fácil de se espalhar é chamado de veículo ou aglutinador.
As tintas apresentam em sua constituição basicamente: um polímero e um solvente. O polímero que é uma suspensão homogênea de resina chamada de veículo não volátil e pigmento, já o solvente, veículo volátil.
A tinta é o resultado de um processo químico, ou seja, é produzida por meio da combinação de algumas substâncias. Os componentes básicos são: resinas, pigmentos, diluentes e aditivos. ... Já os diluentes, também chamados solventes, deixam a tinta líquida para que não endureçam ao longo do tempo.
A composição básica das tintas em geral conta com um pigmento (partículas bem reduzidas responsáveis pela cor), um agente de suspensão e uma substância adesiva (para a tinta se manter fixa). ... Os pigmentos constituintes das tintas são compostos químicos insolúveis em água e em substâncias oleosas.
A função de uma tinta ou verniz é revestir as mais variadas superfícies, proteger e embelezar imóveis e produtos industriais, além de sinalizar estradas, ruas e aeroportos.
A tinta acrílica é composta pelo pigmento e medium acrílico. Este veículo tem a sua origem em componentes plásticos, derivados do petróleo. Enquanto produto final, esta tinta, tem um grau de toxicidade baixo, mas a produção do seu veículo é inicialmente derivada de um meio poluente.
A tinta é formada por três substâncias básicas: pigmento (o que dá a cor), aglutinante (para fazê-la grudar na superfície) e carga (usada para diminuir a concentração do pigmento). A tinta branca é feita com dióxido de titânio, única substância encontrada na natureza com esse pigmento de grande durabilidade.
No grupo cor luz, as cores primárias são vermelho, verde e azul. É o sistema RGB (red, green e blue). A combinação destas três cores gera o branco e a ausência da cor luz o preto.
Para cada galão de tinta, utilize apenas 1 bisnaga. Agitar o corante antes de usar adicionando-o aos poucos à tinta, sempre sob agitação, até atingir a cor desejada. Adicionar o corante aos poucos e mexer até alcançar a cor desejada. Antes de aplicar, teste a cor em um papel branco.
Acrescente uma massa de modelar líquida à tinta e misture. Use um pouco do produto para deixar a tinta mais espessa e as pinceladas mais expressivas. A massa fica branca quando seca e pode alterar a cor da tinta.
Então siga estas dicas:
Para fazer a base da tinta de rosto, misturem partes iguais de amido de milho e loção facial. Acrescentem o óleo vegetal, que evita que a massa esfarele. A tinta deve ficar macia e sem água!
Preparando a tinta:
Apenas tinta látex pode ser misturada com massa corrida; se usar tinta à base de óleo, os dois produtos não irão se misturar bem.
A massa corrida (PVA) é um item indispensável para a execução de qualquer reforma e muito utilizada para áreas internas secas. Esse produto além de corrigir imperfeições em parede de alvenaria ou concreto também garante acabamento de qualidade para sua pintura.
Procure deixar a massa corrida em pequeninos pedaços. Adicione cerca de ¼ de uma xícara de água morna no recipiente. Misture a massa e quebre-a em pedaços cada vez menores. Continue mexendo, até que os pedaços da massa corrida desapareçam e ela se torne novamente uma só massa, uniforme.
A massa corrida já vem pronta para uso e não é preciso diluir. Apenas se estiver dura, você pode diluir em água, seguindo especificações da embalagem e misturando bem.
Em torno de R$ 20,00 o metro. Olá, O valor do m2 pode variar de acordo com o local e as condições da superfície, mais o valor médio é de R$17,00 por duas demãos de massa, se for para pintar passa para trinta.
Para obter o valor em m² do teto ou da parede, multiplica-se a largura pela altura da superfície. Logo, para a metragem quadrada de um ambiente todo, deve-se somar o m² de suas paredes e teto.
Massa corrida: que tipo de devo usar?
Aplicar em camadas finas até obter o nivelamento desejado. Para aplicação com airless dilua com até 10por cento de água e aplique com pressão entre 1800 e 2200 psi. Use bico com abertura de 0,025” e a velocidade de aplicação entre 5 e 9 m2/min.
1,7 x 1 x 100 = 170 kg serão necessários para revestir a área desejada. O produto Textura Lisa Premium esta disponível em embalagens de 25 kg e de 5 kg.