SÃO PAULO - A caça com zarabatana é uma tradição mantida pelos índios da Amazônia. Com muita habilidade, eles andam na selva com essa arma que mede mais de quatro metros de comprimento. Quando encontram alguma presa, sopram pelo orifício lançando setas envenenadas com misturas de ervas e vegetais.
Quem visita uma área indígena Kaingang hoje em dia, vai encontrar as famílias Kaingang vivendo em casas de alvenaria, em casas de madeira ou em casas de pau-a-pique, cobertas de folhas de coqueiro ou sapé. ... No Sul do Brasil, os Jê estão representados pelos Kaingang e pelos Xokleng (SC).
Os Kaingang gostavam de animais e aves, apreciando principalmente as carnes de anta e queixada. Já os Guarani preferiam a carne de macado, paca e capivara. Também apreciavam a convivência com os cães que, especialmente treinados, eram valiosos no auxílio à caça.
Uma das características próprias dos Kaingang é que toda sua vida social, ritual e cotidiana está organizada em duas metades: Kamé e Kairu. A música e suas narrativas também seguem esses princípios, assim como a classificação dos animais e dos elementos da natureza .
Resumo: Três rituais: A festa do Kuiâ (xamã), A festa do Kikikoi e o ritual de purificação da viúva exprimem a cosmologia Kaingang: A vida na terra é dependente do destino dos mortos porque a sociedade dos vivos é eternamente recriada pelos ancestrais mortos: “nossos troncos”, “nossos antigos”.
Os Kaingang estão entre os mais numerosos povos indígenas do Brasil. Falam uma língua pertencente à família linguística Jê. Junto com os Xokleng, integram o ramo Jê Meridionais. Sua cultura desenvolveu-se à sombra dos pinheirais, ocupando a região sudeste/sul do atual território brasileiro.
Na literatura internacional, o termo "caingangues" tem designado o povo que, na literatura de língua portuguesa, é chamado "xoclengue" (que hoje se autodenominam laklãnõ). ... As formas aportuguesadas "caingangue" e "xoklengue" são menos comuns nas publicações antropológicas e etnográficas.
As casas subterrâneas Kaingang Estes povos eram conhecidos como Proto-Kaingang, povos da Tradição Taquara ou Povo das Casas Subterrâneas. ... Trata-se de verdadeiras casas circulares, escavadas na terra: em alguns casos, em rocha basáltica, em outros, em basalto composto ou rocha mole de arenito.