O que é a cafeína? É uma substância química de característica oleosa, que pertence ao grupo das xantinas. Ela está naturalmente presente no café e em alguns outros alimentos, como a erva-mate, o chá-verde, o guaraná e o cacau.
O composto pode ser classificado como droga porque é utilizado como um estimulante cardíaco e diurético, além de deixar as pessoas mais eufóricas e causar dependência física e psicológica, agindo de forma semelhante à anfetaminas e à cocaína, porém com um grau de intensidade bem menor.
A cafeína produz efeito analgésico aditivo quando administrada simultaneamente, em especial, a anti-inflamatórios não hormonais.
Além disso, ao ser ingerida, a cafeína anidra é absorvida rapidamente pelo intestino, iniciando seus efeitos estimulantes cerca de 15 a 45 minutos, e com um efeito de 3 a 8 horas no organismo, o que varia de acordo com a fórmula de apresentação e outros componentes cápsula.
Níveis elevados de cafeína podem aparecer na corrente sanguínea cerca de 15 a 45 minutos após o consumo. O pico de ação ocorre em 1 hora e dura cerca de 3 a 6 horas após a ingestão.
Até duas xícaras de café podem incrementar sua atenção por várias horas, mas, em média, de 20 a 30 minutos são necessários para a cafeína surtir efeito.
A cafeína (trimetilxantina) é uma droga psicotrópica do grupo dos estimulantes do sistema nervoso central. Em geral, os seus efeitos sobre o organismo consistem em aumentar o estado de alerta e reduzir a sensação de fadiga, podendo aumentar a capacidade para realizar determinadas tarefas.
2.
A cafeína tem ações estimulantes sobre o funcionamento do sistema nervoso central (cérebro). Ela ajuda a manter a vigília e a atenção da pessoa. No entanto, na concentração em que está presente nos energéticos (semelhante à concentração encontrada em uma xícara de café expresso), seus efeitos são bastante limitados.
Entre o grupo das xantinas (que incluem a teofilina e a teobromina) a cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central.
cafeína
Classificada como nootrópica , a cafeína bloqueia os receptores de adenosina no cérebro para aumentar o estado de alerta, aumentar a atenção e reduzir a percepção de fadiga.
O elemento do café provoca alterações na pessoa é a cafeína é essa substância, ela age estimulando o sistema nervoso central, aumentando a concentração e despertando o individuo, além de estimular as suprarrenais, aumentando a secreção de adrenalina no organismo.
Quantidade de cafeína nos alimentos e seu efeito no organismo
A cafeína está presente em aproximadamente 60 tipos de plantas. O composto químico pode ser encontrado, principalmente, nos grãos de café, cacau, erva-mate, noz de cola e frutos do guaraná.
Chás de ervas
Conheça os alimentos que mais contém cafeína no mundo:
Para além de ser uma infusão isenta de cafeína e rica em aromas suaves e relaxantes, a infusão de camomila é a aliada perfeita para adicionares à tua rotina após o jantar, ajudando-te a tranquilizar a mente e aliviar a tensão do corpo após um dia stressante.