Segundo maior filo do Reino Animalia em número de espécies, o filo Mollusca possui representantes marinhos, terrestres e de água doce. ... São animais triblásticos, celomados, com simetria bilateral e cujo corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral (que abriga os principais órgãos desses animais).
Esses animais apresentam o corpo dividido em: cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça são encontrados os órgãos dos sentidos. O pé é responsável pelos movimentos e, em alguns animais, como o polvo, pode ser substituído pelos tentáculos. A massa visceral é onde encontram-se todos os órgãos.
Os moluscos são animais de corpo mole que, em sua grande maioria, apresentam uma concha de calcário, podendo ser externas ou internas e de cores, formatos e tamanhos variados. São animais capazes de se adaptar tanto a ambientes aquáticos como terrestres. Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral.
Alguns moluscos, como polvos e lulas, não possuem concha. ... Os moluscos com conchas geralmente têm um “pé”. Esse pé possibilita que se movam por meio da extensão e da contração dos músculos. Alguns bivalves, porém, não se movem: ficam presos a rochas ou a outras superfícies sólidas.
Os mexilhões e os mariscos de água doce movem-se com um “pé” muscular. Eles escapam de seus predadores usando esse pé para cavar a areia. Alguns bivalves, como a ostra, passam a vida presos a um substrato no fundo do mar.
Eles são organismos simples. Eles não têm cérebro ou olhos, só têm um sistema digestivo que inclui boca e reto, e um coração. Por outro lado, seu sistema circulatório é aberto. Dessa forma, a água é naturalmente filtrada em seus órgãos e seu sangue.
Os moluscos também geram riqueza através da exploração de perolas produzidas por espécies de bivalves. De forma negativa, alguns gastropodes exóticos são pragas agrícolas e outros são hospedeiros de parasitos de importância médica, como o Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose.
Lesmas e caramujo (caracol) são exemplos de moluscos terrestres.
Dentre as espécies de gastrópodes comestíveis está o famoso Helix pomatia – conhecido como escargot. Outras espécies podem servir de hospedeiros intermediários de parasitas humanos, como os caramujos do gênero Biomphalaria. Na imagem à esquerda o precioso escargot.
Muitos moluscos são utilizados na alimentação humana como fonte de proteínas. Há também os moluscos bivalves, como as ostras, responsáveis pela produção das pérolas, de elevado valor comercial para o homem. ...
Esses organismos, como por exemplo, as ostras, são organismos filtradores, tem a capacidade de ingerir partículas em suspensão, e por isso podem carrear altas concentrações de microrganismos, ou seja, eles filtram toda a água que entra na cavidade paleal e banhas as brânquias onde ficam retidos os fitoplânctos e outras ...
Que problema de sobrevivência a torção criou? Como evoluíram os gastrópodes para contornar esse problema? Entre os moluscos, os gastrópodes foram os que sofreram mais irradiação.
Durante a torção, o manto e a cavidade paleal giram 180º no sentido anti-horário, colocando o ânus literalmente sobre a cabeça do animal. ... O aparecimento da torção permite uma melhor protecção do animal, pois a cabeça é recolhida para o interior da concha antes do pé.
Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões. A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas.
Os pelecípodes, como o mexilhão, têm o pé em forma de machado, apropriado para cavar. A cabeça dos pelecípodes é bem reduzida e não possui tentáculos nem olhos; são moluscos bivalves – com duas valvas na concha.
Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam um corpo mole, que, em grande parte dos representantes, está protegido por uma concha. Algumas espécies, como lesmas e polvos, não apresentam conchas. Nas lulas, por sua vez, a concha está reduzida e apresenta-se internamente em seus corpos.
Pelecípodes: apresentam uma concha protetora formada por duas partes q se encaixam as valvas, são animais filtradores. Cefalópodes: são moluscos exclusivamente marinhos, com respiração branquial, considerados os invertebrados mais "inteligentes" com um "cérebro" grande e excelente visão.
A rádula é uma estrutura que se situa na base da boca dos moluscos (exceto no caso dos bivalves) com a qual estes raspam o seu alimento. É constituída por filas de pequenos dentes curvos.
Significado de Rádula substantivo feminino Zoologia Língua áspera, raspante, dos moluscos (exceto os bivalves).
Sua estrutura possui várias fileiras de dentes feitos de quitina. Funciona como uma língua com vários dentículos. Sua principal função é raspar alimentos, principalmente algas presas em substratos, e levá-los para o esôfago do animal. No vídeo abaixo você pode ver a rádula de um gastrópode em funcionamento.
Os bivalves apresentam um estilete cristalino que libera enzimas digestivas, colaborando assim, com o processo de digestão. ...
Digestão e Excreção: os artrópodes podem ser carnívoros ou herbívoros. Apresentam sistema digestório completo, ou seja, se inicia na boca com a captura de alimento e termina com as excretas sendo liberadas através do ânus.
e) Os animais pertencentes à classe Cephalopoda são exclusivamente marinhos. A alternativa c está correta porque, na verdade, nos moluscos a rádula tem a função de ralar os alimentos, transformando-os em pequenas partículas.
a rala é uma estrutura presente na faringe de certos moluscos (caracóis, lulas, etc..), cuja a sua função é ralar os alimentos (parecido com os cilios que temos na traqueia, se não me engano). Ela é semelhante a uma língua e desempenha essa tarefa graças à presença de pequenos dentes de quitina em sua superfície.