Durante Metanogênese na Biodigestão Anaeróbia, o ácido acético, o hidrogênio e CO2 são convertidos em metano e gás carbônico. Isso ocorre com a ação de microrganismos metanogênicos classificados dentro do domínio das Archea. ... A metanogênese pode ser considerada como sendo uma respiração anaeróbia.
As bactérias metanogênicas desempenham duas funções primordiais: elas produzem gás insolúvel ( metano ) possibilitando a remoção do carbono orgânico do ambiente anaeróbio, além de utilizarem o hidrogênio, favorecendo o ambiente para que as bactérias acidogênicas fermentem compostos orgânicos com a produção de ácido ...
As diferenças entre os reinos Arquea e Bacteria consistem no fato de que as primeiras não possuem peptideoglicanos na parede celular, conseguem produzir metano como resíduo do metabolismo e têm capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas.
São bactérias que habitam águas com temperaturas muito elevadas (entre 70º e 150ºC) como, por exemplo, fendas vulcânicas. São organismos quimiossintetizantes, pois obtém energia através da oxidação do enxofre.
Resposta. São bactérias primitivas que podem viver na ausência de oxigênio e produzir o gás metano (metanogênicas); podem viver em sistemas de alta salinidade (halófilas); ou, em ambientes de calor extremo (termófilas).
[Biologia] Característica do organismo que vive em água salgada ou terrenos ricos em sal. Etimologia (origem da palavra halófilo). Do grego halo 'sal' + filo 'amigo'.
As arqueobactérias (archeo = antigo / primitivo) representam um restrito grupo de organismos procariontes, reunindo uma baixa diversidade de espécies, manifestando características que as diferenciam das eubactérias (eu = verdadeiro), de acordo com a estruturação de algumas moléculas como: os ácidos nucléicos (RNA ...
Xerofílicos são os microrganismos que se desenvolvem mais velozmente sob condições relativamente secas, ou capazes de se desenvolver sob atividades de água abaixo de 0.
Pressão osmótica Altas concentrações dessas substâncias criam um ambiente hipertônico que ocasiona a saída da água da célula microbiana. Os fungos e os bolores são muito mais capazes que as bactérias de crescer em materiais com baixa umidade ou altas pressões osmóticas.
A pressão osmótica é a força com que a água se move, por meio da membrana citoplasmática de uma solução contendo uma baixa concentração de substâncias dissolvidas (solutos), para outra com alta concentração de solutos. A concentração de solutos dentro e fora da célula é importante para o metabolismo. ...
Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica. O cultivo bem sucedido dos vários tipos de microrganismos requer uma combinação de nutrientes apropriados e de condições físicas adequadas.
Os elementos mais importantes são: o carbono, o hidrogénio, o azoto, o oxigénio e o fósforo. Necessitam também de quantidades menores de ferro, magnésio, potássio e cálcio e de outros elementos em quantidades mínimas.
Os mesófilos crescem em temperatura ambiente de 25 a 40ºC. Fazem parte deste grupo a maioria dos microrganismos patogênicos, pois esta faixa de temperatura está mais próxima da temperatura corpórea humana de 37ºC. Destacam-se as bactérias saprófitas, fungos, algas e protozoários.
Os microrganismos podem ser quantificados de forma direta, por contagem do número de células microbianas em esfregaços oriundos de determinado material ou superfície com auxílio de microscópio, ou indiretamente, efetuando-se análises da turbidez, determinação do peso seco, concentração de substâncias químicas ( ...
A contagem directa ao microscópio permite estimar fácil e rapidamente o número total de células numa população microbiana.
Fases do crescimento em descontínuo
Quando uma cultura microbiana desenvolve-se em um sistema fechado, pode-se confeccionar uma curva de crescimento. Esta pode ser dividida em diferentes etapas: lag, log, estacionária e de declínio.
Fig. 1 - Comparação entre a curva aritmética (a laranja) e a curva logarítmica (a azul) do aumento do número total de células ao longo do tempo durante a fase do crescimento exponencial....Cálculo da taxa específica de crescimento.
No tempo t = 2, o número de bactérias é dado por 8.
No crescimento exponencial, a taxa de crescimento populacional aumenta ao longo do tempo, em proporção ao tamanho da população. Vamos ver com isso funciona. Bactérias se reproduzem por fissão binária (se dividem ao meio), e o tempo entre as divisões é cerca de uma hora para a maioria das espécies de bactéria.
O tempo de geração ou duplicação de um microrganismo é definido como o tempo necessário para que ocorra uma geração, isto é, para a formação de 2 células a partir de uma. Entre os microrganismos procariotas (bactérias), esta ocorre principalmente por fissão binária.
Diante de condições favoráveis, cientistas apresentam um tempo de multiplicação de vinte minutos. Sendo assim, em cinco horas, nota-se quinze multiplicações, portanto, trinta bactérias são geradas.
O crescimento microbiano é normalmente associado ao crescimento de uma população de células de um dado microrganismo, ou seja, com o aumento do número de células da população. ... O crescimento microbiano pode ocorrer em meio líquido com as células em suspensão ou associado a superfícies, sob a forma de biofilmes.
O tempo de duplicação ou geração, g, pode ser calculado como t/n, onde t é o tempo de duração (horas ou minutos) do crescimento exponencial e n o número de gerações ocorridas durante essa fase do crescimento exponencial.