É hipofonética ou ausente na regurgitação mitral em virtude de esclerose ou rigidez das lacínias valvares; porém, frequentemente é auscultada com nitidez na regurgitação mitral decorrente de degeneração mixomatosa do aparelho mitral ou em virtude de alteração miocárdica ventricular (p.
Os sons cardíacos, ou bulhas, são as vozes acústicas (som) geradas pelo impacto do sangue em diversas estruturas cardíacas e nos grandes vasos.
A expansibilidade torácica foi avaliada através da cirtometria no 4º espaço intercostal em inspiração máxima e em expiração máxima e também através da biofotogrametria computadorizada torácica antero-posterior, subcostal e látero-lateral e a capacidade vital através da espirometria.
PERCUSSÃO TORÁCICA Na percussão das faces laterais o paciente deve colocar a mão na cabeça. Já a percussão da parede posterior deve ser feita com o paciente na posição sentada. Utiliza-se a percussão dígito-digital, indo de cima para baixo em cada face.
A expansão pulmonar consiste na dilatação volumétrica dos pulmões, isto ocorre em cada inspiração, a medida que o fluxo aéreo entra nas via aéreas, e insufla os pulmões. A reexpansão pulmonar e realizada manual e/ou mecanicamente em áreas ou zonas pulmonares que não estejam dilatando fisiologicamente 11.
Conforme França et al (2012), a terapia de expansão pulmonar tem por objetivo principal, incrementar o volume pulmonar através do aumento do gradiente de pressão transpulmonar, seja por redução da pressão pleural ou por aumento na pressão intra- alveolar.
As terapias de expansão da caixa torácica alteram o gradiente de pressão transpulmonar para aumentar o volume pulmonar. O gradiente de pressão transpulmonar é obtido pela diferença entre a pressão alveolar e a pressão pleural e quanto maior for o gradiente de pressão maior a expansão pulmonar.
Inspiração Abreviada: Trata-se de uma inspiração ao nível do volume corrente, seguida de uma expiração contínua, lenta, de preferência associada ao freno labial até atingir o nível do volume de reserva expiratório para, em final de três repetições, voltar com uma inspiração profunda ao nível da capacidade inspiratória ...
Tosse Induzida ou estímulo de tosse Os principais procedimentos de tosse induzida são o deslocamento da traquéia; estímulo com espátulas na garganta e estímulo com cotonetes ou sondas nasotraqueais na cavidade nasal.
O paciente deve realizar lentamente a inspiração antes do ato tossígeo, a seguir, expirar o ar suavemente, em um período breve, efetuar uma brusca e curta expiração (tosse), o fisioterapeuta deve executar uma compressão moderada durante a tosse aumentando assim a sua eficácia.
– PImáx: avaliado sentado, com o tronco à 90º graus com as coxas, braços relaxados na lateral do tronco, e com o nariz ocluído por um clipe nasal. O avaliado realiza expiração até alcançar o volume residual, conecta-se a peça bucal do manovacuômetro na boca do avaliado que realiza um esforço inspiratório máximo.
A manovacuometria é um teste simples, rápido e não invasivo por meio do qual a pressão inspiratória máxima (PImáx) e a pressão expiratória máxima (PEmáx) são obtidas, a fim de auxiliar na avaliação muscular respiratória.
Através do manovacuômetro pode-se determinar com ótima precisão as alterações na musculatura respiratória, pois permite a mensuração da força da musculatura inspiratória e a força da musculatura expiratória, determinada pela pressão negativa e pressão positiva.