Os dias são mais longos e a incidência dos raios é quase perpendicular à superfície do planeta, deixando a energia mais concentrada. Já no inverno, quando o Sol está mais baixo no céu, eles incidem num ângulo mais agudo e se dispersam. Cada metro quadrado de Terra recebe menos calor. E por isso a temperatura cai.
Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador. Porém, o sol, vai continuar se distanciando aparentemente para norte. A partir daí, os raios solares atingem o mínimo de inclinação no início do Inverno, e, ao contrário do Verão, os dias serão mais curtos e as noites mais longas.
21 de junho
Você sabia que existe um dia específico do ano mais longo que os demais? Esta segunda-feira (21/12) será o dia do solstício de verão no Hemisfério Sul. O fenômeno é o momento em que um dos hemisférios está mais voltado para o sol.
Neste sábado, 20 de junho, no Hemisfério Sul teremos o dia mais curto do ano. É o que chamamos de solstício de inverno, que marca o início da estação mais fria. No Hemisfério Norte, na mesma data acontece o solstício de verão, onde haverá o dia mais longo.
Rússia
Noruega A Noruega
Dado que no hemisfério sul não há assentamentos permanentes suficientemente próximos do pólo (salvo as bases antárticas, habitadas por cientistas e militares), as regiões povoadas que podem desfrutar deste fenómeno estão todas no hemisfério norte: Estados Unidos (Alasca), Canadá, Groenlândia, Noruega (Svalbard), Suécia ...
Murmansk, Rússia Murmansk fica acima da linha do Círculo Polar Ártico, o que faz com que a noite seja eterna, mas os poucos dias podem atrair o tão desejado sol.
A inclinação do eixo da Terra faz com que as regiões do Círculo Polar Ártico permaneçam do lado oposto ao do Sol, consequentemente, não é possível vê-lo durante este período.
Um dos fenômenos mais impressionantes da Noruega é o chamado sol da meia noite. Ele ocorre no verão, no norte do círculo polar Ártico, quando o sol pode ser visto 24 horas por dia durante vários meses.
A cada seis meses o Polo Norte fica mais exposto ao sol por causa da inclinação da Terra. Isso faz com que durante o verão, a noite praticamente deixe de existir. Até a lua parece intimidada. Por lá, ela é vista sem brilho, meio apagada.
Resposta. O sol nasce do lado leste também chamado de nascente e a este fenômeno chamamos de aurora.