De modo geral, o funcionamento é simples: a operadora do plano de saúde disponibiliza uma rede de serviços (profissionais, clínicas, laboratórios, hospitais) e cobra uma mensalidade para utilização. Vale lembrar que o empregador não tem obrigação de oferecer um plano de saúde empresarial.
6 coisas para pensar antes de contratar um plano de saúde
É um contrato individual ou coletivo que garante a prestação de serviços médicos e odontológicos para assistência à saúde, por tempo indeterminado e sem teto máximo, conforme contratado pelo segurado ou empresa. Os planos de saúde no Brasil são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Exemplos de como calcular o valor mensal do plano de saúde Sinaep/Unimed
Para consultar se o plano está ativo, é bem simples: na página inicial do site da ANS, procure o “planos e operadoras”. A partir disso, escolha a opção “informações e avaliações de operadoras”. Por fim, clique em “consultar dados e planos da operadora“.
Quer saber mais sobre autorizações de exames e consultas? Clique em “Perfil” e selecione “Autorizações”; lá você encontrará o número da sua autorização, a validade e se já existe alguma solicitação autorizada.
Você sabe o que é um plano não regulamentado? De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), todos os planos que foram adquiridos antes de 2 de janeiro de 1999 são planos não regulamentados. Já os firmados após esta data são planos regulamentados pela ANS.
O plano de saúde cobre cirurgias reparadoras, caso tenha abdome em avental ou grande exesso cutâneo após cirurgia bariátrica . O plano de saúde normalmente faz uma perícia médica, antes da cirurgia, para comprovar se a cirurgia é reparadora ou não . E sendo reparadora o plano de saúde autoriza a cirurgia.