A hemossiderose causada por hemorragia e ruptura de glóbulos vermelhos geralmente não requer tratamento. Caso haja hemorragia dentro de um órgão, como nos pulmões de pessoas com alguns tipos de doença pulmonar, o ferro das células sanguíneas permanece frequentemente nesses órgãos.
A hemossiderose pulmonar idiopática é uma doença rara que causa episódios repetidos de sangramento pulmonar, levando ao acúmulo de ferro (hemossiderose) nos pulmões. A hemossiderose pulmonar idiopática é uma doença rara que envolve episódios repetidos de sangramento pulmonar (hemorragia alveolar difusa).
Hemocromatose é uma doença genética causada por alterações no metabolismo do ferro, o que leva ao aumento da absorção intestinal e acumulação progressiva deste em diferentes órgãos.
A produção de ferritina e concentrações de ferritina no plasma são aumentadas na ausência de sobrecarga de ferro em certas doenças do fígado (incluindo hepatite crônica viral, doença alcoólica do fígado, e esteatose hepática não alcoólica) e por citoquinas inflamatórias (tais como interleucina-1 e fator de necrose do ...
Geralmente, os sintomas do excesso de ferritina são dor nas articulações, cansaço, falta de ar ou dor abdominal e o tratamento para ferritina alta depende da causa, mas normalmente também é complementado com a retirada de sangue para equilibrar os níveis de ferro e a adoção de dietas com poucos alimentos ricos em ferro ...