Resposta. Olá! A exploração de mão-de-obra se trata de uma prática baseada no lucro do empresários (o burguês, segundo a ótica marxista) sobre os operários, que trabalham muito e recebem baixos salários (principalmente na Revolução Industrial).
O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e sua exploração foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses, quando chegaram aqui, no século XVI.
A exploração do Pau-Brasil foi a primeira atividade econômica do país, logo após o descobrimento pelos portugueses, em 1500. A madeira foi a primeira riqueza que saltou aos olhos do portugueses que aqui chegaram junto com Pedro Álvares Cabral.
O ciclo da cana-de-açúcar foi o segundo ciclo econômico desenvolvido durante o Brasil colonial. Era um produto valorizado no mercado europeu e os portugueses já plantavam a cana em outros locais e, portanto, possuíam técnicas de plantio.
O Brasil inseriu-se na história econômica ocidental inicialmente no setor primário extrativista. Nesta época, a manufatura foi desencorajada, o que explica a tardia industrialização do Brasil. No final do império, propagou-se a produção e exportação de poucos produtos (commodities), como o café, a borracha e o cacau.