2a) O nosso grande escritor José de Alencar, conhecedor da língua tupi, afirma que Ceará se deriva de Siará, que significa “onde canta a Jandaia”; 3a) O grande Capistrano de Abreu afirma que Ceará se originou da aglutinação das palavras indígenas dzú (água) e erá (verde).
Em 1649 os holandeses retornam no Ceará a procura das minas de prata e construíram, às margens do Rio Pajeú, o Forte Schoonenborch, começando nesse momento, a história de Fortaleza, sendo responsável por seu início, o comandante holandês Matias Beck.
Somente em 1603, o fidalgo Pero Coelho de Sousa desembarcou na foz do rio Ceará, erguendo em suas margens um pequeno forte e dando início a um povoado, que não se desenvolveu. Em 1612, Martim Soares Moreno, que havia acompanhado Coelho naquela expedição, retornou ao local.
13 de abril de 1726
Fortaleza, a capital do Ceará, foi fundada no dia 13 de abril de 1726, ao redor do rio Pajeú. Sua elevação à condição de cidade ocorreu apenas em 1823, mas seu núcleo original remonta do século XVII.
Aquiraz
Com 314,930 km², Fortaleza é uma das menores capitais do país em área territorial. ... O meio ambiente de Fortaleza tem características semelhantes às de outras cidades de litoral do Brasil. O clima é quente, com temperatura anual média de 26 °C. A vegetação predominante é de mangue e restinga.
Os limites territoriais da Fortaleza de antigamente são muito parecidos com os de hoje. Segundo o historiador Nirez, o que ocorreu ao longo dos anos foi o desmembramento dos bairros e a anexação de Messejana e Parangaba, que inicialmente eram cidades, depois foram transformadas em distritos, até virarem bairros.
O folclore de Fortaleza é rico e diversificado. Tem suas raízes na miscigenação de crenças e das raças branca, negra e índia que colonizaram a região. Entre as manifestações folclóricas temos: Bumba-meu-boi ou Boi-Ceará: são cantos e danças de culto religioso ao boi, de tradição luso-ibérica.
A cultura do Ceará é diversificada e com muitas características marcantes. A cultura cearense, assim como em todo o sertão nordestino, é de base essencialmente ibérica com influências indígenas e africanas.
O artesanato está entre as principais formas de identificação da cultura cearense. São típicos da região os bordados, redes, rendas de bilro, crochês e o trançado de algodão. Todos são herança da tradição portuguesa. ... A mistura do português com o indígena é evidenciada na produção de bijuterias.
Cultura. ... A vida cultural é bastante movimentada e tradicional. O folclore é grande atração de todo o estado do Ceará. Danças e folguedos populares são as principais fontes de expressão das tradições e costumes de seu povo, do litoral ao sertão.
Ceará - Volta ao Brasil em 27 Danças.
O verde representa as matas, e o amarelo as riquezas minerais do estado, que estão unidas ao brasão do estado. O Brasão do estado do Ceará foi instituído inicialmente através da lei nº 393 de 22 de setembro de 1897, durante o governo de Antônio Pinto Nogueira Accioli.
Dança do coco
Bumba Meu Boi
A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...