Um relato histórico ainda conta com marcadores de tempo na narração. No qual fatos acontecem de forma sucessiva, tendo como fundamento uma sequência de tempo. Ainda falando sobre tempo, o tempo verbal utilizado nesse tipo de relato é o passado, uma vez que os fatos aconteceram antes do relato desenvolvido pelo autor.
Por exemplo: “em 12 de outubro de 1492, depois de passar trinta e três dias em alto mar, Colombo atracou no que hoje seria o Caribe”. Em suma, um relato histórico geralmente é baseado num documento. Ou seja, não se trata de um relato sem fundamentos.
Relato histórico: pode ser definido como uma narrativa que estabelece relações entre sujeitos, fatos e tempos históricos.
As características do relato Histórico começam com o fato de que ele é um compêndio de acontecimentos que ocorreram no passado, ou seja, ele sempre corresponde a determinados acontecimentos em determinado período de tempo, sendo contado por alguém que participou daquele momento ou por um narrador que estudou a época ...
Do mesmo modo que uma narração, um relato pessoal possui elementos como tempo e espaço definidos. ... Há ainda o relato histórico que é um tipo de relato que tem como objetivo apresentar algum fato real que ocorreu no passado, mediante o uso de documentos e usando uma narração cronológica.
A diferença é simples , o relato é uma exposição objetiva que tem o intuito de registrar acontecimentos ou fatos reais. A narração, no entanto, não se refere só ao acontecido. Não tem compromisso com o evento real.
Características: Escrita no tempo passado (verbo no pretérito); Linguagem informal; Enredo pessoal (apresenta a opinião do autor sobre o lugar, a cultura, as pessoas, a gastronomia);
33 sinônimos de relatado para 3 sentidos da palavra relatado: Que foi narrado por meio oral ou escrito: 1 narrado, contado, exposto, descrito, dito, declarado, mencionado, historiado, referido, citado, comunicado, recontado, aludido, informado, noticiado, explanado, representado, alegado.
A grafia correta é descrever. A palavra em questão é classificada gramaticalmente como verbo, pois exprime a ação de detalhar, relatar características, esboçar, desenhar, narrar. Embora exista a palavra discrição, que significa qualidade de não chamar atenção, de ser discreto, não existe a palavra discrever.
O que é dissertação? A dissertação é um gênero textual que utiliza a argumentação como base para a defesa de um ponto de vista. Dessa forma, o autor, ao discorrer sobre o tema e apresentar a sua tese, deve afirmá-la com o uso de dados, estatísticas, pesquisas, fatos, exemplos e citações, dentre outros.
Os passos
Se o texto dissertativo tem como propósito principal explicar idéias, a argumentação procura formar a opinião do leitor ou do ouvinte. ... Já no texto argumentativo, apresentamos argumentos com provas completas. Logo, o fato é uma realidade desse tipo de texto.