É creditado a Pitágoras e aos pitagóricos a invenção do monocórdio, conhecido hoje como o instrumento fundamental para a elaboração da teoria sobre os intervalos musicais. ... Para pesquisar estes sons, Pitágoras teria esticado uma corda musical que produzia um determinado som que tomou como fundamental, o tom.
A relação com a matemática A matemática é utilizada pelos estudiosos da música como uma forma de facilitar suas teorias a respeito da estruturação musical, além de comunicar novas maneiras de ouvir música. Da matemática, são usadas na música, a teoria dos conjuntos, a álgebra abstrata e a teoria dos números.
Pitágoras o criador do monocórdio, descobriu uma relação entre os números e os sons, as notas musicais.
Monocórdio é um antigo instrumento musical, de treinamento e laboratório, composto por uma caixa de ressonância sobre a qual era estendida uma única corda presa a dois cavaletes móveis. Seu uso já era registrado ao tempo de Pitágoras (c. 582 - 500 a.C.) para estudo e cálculo das relações entre vibrações sonoras.
Outro conceito muito importante em música é o de acordes. Eles são a combinação de duas ou mais notas tocadas simultaneamente. ... Dessa forma, podemos perceber que a Física está fortemente relacionada com a música, contribuindo para o entendimento de diversos aspectos da mesma.
A relação entre a Física e a Música começou a aparecer de maneira mais sistemática junto com a criação da teoria ondulatória, estabelecida nos sécs. ... Como toda onda, o som sofre reflexão, é absorvido pelo meio em que se propaga, atenuado pelo atrito com as moléculas do meio e transmitido de um meio a outro.
Os pitagóricos utilizavam os números dois e três porque acreditavam que eles eram números especiais, pois, através deles, qualquer número poderia ser gerado. Portanto, deveriam estar presentes na Matemática e na Música. ... Mas ainda hoje são utilizadas frações para representar as notas musicais.
Ele e seus discípulos estudaram as relações matemáticas que existem nos sons, relações que são conhecidas hoje como a ciência dos intervalos musicais ou canônica, e formularam uma escala que acabaria se tornando a base da música ocidental durante muitos séculos, conforme explicação do arquiteto, professor e escritor ...
2 - Sim, existem alguns padrões matemáticos que a música pode seguir. ... Na música, a escala ou sequência de Fibonacci busca padrões em acordes que soem bem ao ouvido, sendo tida como um dos grandes segredos da harmonia na música. Desde sua concepção, escalas e notas foram associadas à matemática.
Resposta: Sim, a matemática pode ajudar na compreensão da estrutura musical. Sim, a música é construída através de padrões, podemos vê-los nas partituras que estão carregadas de símbolos matemáticos.
Pitágoras
As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas.