A maior parte dos casos, o processo diagnóstico psicopedagógico inicia-se por uma entrevista com os pais ou responsáveis. Geralmente é solicitado que a presença da mãe e do pai, e quando criados por outras pessoas a presença dos adultos responsáveis pelo indíviduo.
De um modo geral, os procedimentos utilizados numa avaliação psicopedagógica incluem entrevista(s) inicial(is) com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, análise do material escolar, aplicação de diferentes modalidades de atividades e uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competência ...
A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos. A interferência no processo de desenvolvimento acontece após o diagnóstico psicopedagógico.
A Psicopedagogia institucional acontece nas escolas e tem por objetivo prevenir as dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, o fracasso escolar. ... Assim, cabe ao psicopedagogo institucional, junto com a equipe escolar avaliar os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos e suas causas.
O psicopedagogo pode avaliar o aluno com o intuito de identificar possíveis situações que interferem em seu desempenho escolar. ... Além disso, o psicopedagogo possui um importante papel para intervenção junto à família dos alunos, visto que o ambiente familiar também influencia no aprendizado e desenvolvimento infantil.
Dentro do ambiente escolar, a psicopedagogia tem uma importância incalculável. É a partir de um estudo mais amplo e profundo que se identificam possíveis problemas no processo de aprendizagem. ... Dessa forma, o profissional consegue decifrar todos os processos que levam o ser humano a aprender.
Ao tratar da aprendizagem e do desenvolvimento, Vygotsky assinala a importância do papel da linguagem como intermediadora das relações sociais e formadora do discurso interior subjetivo, no que tange o pensamento.
O psicopedagogo estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ele identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, fazendo uso de conhecimentos da psicologia e da antropologia para analisar o comportamento do aluno.