Fale sobre todas as preocupações de saúde que perceber, como crosta láctea ou erupção cutânea causada pela fralda. Pergunte sobre os padrões de sono, alimentação e evacuação de seu bebê.
O profissional costuma, entre outras coisas, indagar sobre a gestação e o histórico da família. Nas consultas seguintes, o roteiro sempre incluirá a verificação de peso, altura, imunização, alimentação e desenvolvimento neurológico. Até completar 1 ano de vida, o bebê deve voltar ao pediatra todos os meses.
Quais os temas que serão abordados pelo pediatra nessa consulta de pré-natal?
Um importante acompanhamento médico realizado por pediatra, a puericultura é a ciência que visa proteger o paciente contra algum agravo que possa interferir em seu desenvolvimento físico e mental.
A puericultura consiste em consultas regulares ao pediatra que tem como finalidade a supervisão do crescimento, desenvolvimento e atuação do pediatra em eventuais situações.
Nesta consulta, o pediatra deve perguntar sobre o histórico de saúde dos familiares, da gestação, o contexto familiar, se primeiro filho, informar sobre os dados do parto, verificar o aspecto nutricional, a amamentação, o sono, as funções fisiológicas (diurese e evacuações), o cuidado com o coto umbilical, a carteira ...
Assim, é interessante perguntar ao pediatra dúvidas do tipo: como eu sei se o bebê mamou o suficiente? O que é normal em relação ao cocô, arrotos, choro, cólicas, higiene, temperatura corporal, reações às vacinas, entre outros. E quais as maneiras do bebê se comunicar com os pais nesses primeiros meses.
Melhores Leites para Bebê: Guia Completo 2021